Marcas brasileiras trazem compradores internacionais para carnaval carioca
Esse carnaval não passou em branco para um grupo de compradores internacionais que acompanharam os dois dias de desfiles da Sapucaí, no Rio de Janeiro, a convite da Hering, 2Rios e Bia Brazil. As marcas, que são participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), participaram do Projeto Carnaval, idealizado e executado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem como objetivo capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para atrair novos clientes e investidores estrangeiros ao Brasil, resultados em parcerias e negócios.
A 2Rios, marca de moda íntima, convidou um casal do Paraguai que distribui os produtos da empresa no país, além de compradores e lojistas de Miami. “Eles ficaram maravilhados com a ação, desde a atenção do hotel ao camarote, além, é claro do espetáculo na avenida. Alguns comentaram que ‘esse é um espetáculo que todos deveriam conhecer ao menos uma vez na vida’. Ficaram extremamente surpresos positivamente com a organização do evento”, comenta Matheus Fagundes, vice-presidente da empresa.
Segundo ele, a ação reflete diretamente no relacionamento estreitado com novos compradores possibilitando um aumento de exportações, “sem dúvidas o Projeto trouxe um resultado imediato muito superior ao esperado e a certeza de que resultará ainda mais a longo prazo”, conclui Matheus.
Outros aspectos do carnaval também foram considerados pela consultora da Hering, Cristiane Batista: “O Projeto Carnaval tem bastante relevância para a companhia e para os nossos clientes. Durante os desfiles, pudemos observar vários comportamentos na avenida que podem ser transpostos para o nosso dia a dia corporativo, entre eles, a vontade de fazer acontecer, o comprometimento de cada um dos membros com a evolução e a harmonia das alas e da escola como um todo, e o senso de responsabilidade coletivo”. A Hering levou ao Carnaval quatro compradores, sendo dois do Paraguai, um da Bolívia e outro do Chile. “Ficamos encantados com a organização do evento, com o preparo das equipes que nos atenderam e com todas as atenções brindadas ao grupo”, afirma.
A Bia Brazil também levou clientes para o Camarote da Apex-Brasil na Sapucaí. Foram seis compradores no total, vindos do México, Panamá e Chile. “Todos eles gostaram muito, nunca tinham visto, nem tinham ideia do que era um carnaval no Brasil”, declara Beatriz Dockhorn, presidente da empresa. Para ela, a aproximação com os clientes é o grande diferencial. ”Hoje existe no mundo inteiro fábricas de vários segmentos. A relação próxima ao cliente é o que nos diferencia das demais. Acredito que o Projeto Carnaval deve trazer cada vez mais compradores”, aposta.
A marca fechou durante as reuniões dois acordos para abrir a primeira franquia da marca no México e no Chile. “A primeira loja será aberta na Cidade do México, onde fizemos no final do ano passado uma promoção na rede de departamentos Palacio de Hierro que elevou as nossas exportações para o pais em 40%”, disse Beatriz. A distribuidora mexicana Rebeca Andrade já representa a Bia Brazil no México há oito anos e está animada com a abertura da franquia. “A franquia vai posicionar melhor a marca e aumentar as vendas já a partir de 2014, acredito que vamos vender uns 30% a mais já no primeiro ano com uma única loja e depois, abriremos em outras cidades “, estima Rebeca.
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