Imprensa estrangeira faz cobertura do carnaval a convite do Texbrasil

25/02/2014
Um grupo de oito jornalistas internacionais de veículos como Elle (França), Hint Mag (Estados Unidos), L’Officiel (México), Pashion Magazine (Oriente Médio) e Fashion TV estará no Rio de Janeiro na época do carnaval, de 28 de fevereiro a 4 de março, para mergulhar no universo criativo das escolas de samba cariocas, na cultura nacional e conhecer estilistas e marcas brasileiras.O convite foi feito pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira) e faz parte do Projeto Carnaval, idealizado e executado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem como objetivo capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para atrair compradores, formadores de opinião e investidores estrangeiros ao Brasil.  “Os formadores de opinião farão uma agenda especial que mostra como o carnaval se relaciona com a moda e com a cultura, sendo um exemplo claro dos atributos que diferenciam a moda nacional, como diversidade, criatividade e autenticidade”, comenta Lilian Kaddissi, gerente executiva do Programa.

O objetivo é gerar matérias especiais que misturem moda e cultura brasileira, incluindo documentários para a FashionTV apresentado pela socialite e modelo israelense Hofit Golan. “Temos planejadas diversas atividades, além de ver os desfiles na avenida, eles irão ao barracão entender todo o processo criativo e a confecção das fantasias e alegorias. E ainda terão a oportunidade de conversar com estilistas que desenvolvem roupas e fantasias nesta época do ano, percebendo que o carnaval é sim parte importante do imaginário da moda nacional”, detalha.

A expectativa é de que o Projeto Carnaval resulte em mais de US$ 340 milhões em negócios para as 45 empresas brasileiras participantes, além de fortalecer a percepção dos produtos e serviços do Brasil no mercado internacional. O projeto tem a participação de 27 entidades setoriais, é realizado desde 2009 e já teve a presença de mais de 1.500 convidados gerando negócios para mais de 35 setores da economia brasileira.

abit, Apex-Brasil, carnaval, imprensa, internacional, Rio de Janeiro, texbrasil