Projeto Carnaval 2014 trará compradores e formadores de opinião ao Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) trará 314 convidados estrangeiros para o Projeto Carnaval 2014, que será realizado de 24 de fevereiro a 11 de março. O projeto é realizado em parceria com entidades de segmentos da economia e tem como objetivo capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para atrair compradores, formadores de opinião e investidores estrangeiros ao Brasil. A ação intensificará o relacionamento entre empresas brasileiras e internacionais, por meio de rodadas de negócios, visita a indústrias e pontos de venda em vários estados brasileiros antes, durante ou depois do Carnaval.
O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil) trará ao Carnaval brasileiro jornalistas e formadores de opinião internacionais que participarão de encontros com estilistas cariocas. Eles também farão visitas técnicas a showrooms para conhecer de perto os produtos e empresas brasileiros. O grupo é formado por: Susan Sabet (Pashion Magazine – Egito), Lee Carter (HintMag – EUA), Hofit Golan (Fashion TV), Bandana Tewari ( Vogue – Índia), Marco Corral (L’Officiel – México) e Julien Neuville (Elle – França).
A expectativa é de que o Projeto Carnaval resulte em mais de US$ 340 milhões em negócios para as 45 empresas brasileiras participantes, além de fortalecer a percepção dos produtos e serviços do Brasil no mercado internacional. O projeto tem a participação de 27 entidades setoriais e vai promover produtos como carne bovina, arroz, biscoitos, vinhos, balas e confeitos, mel, cachaça, frutas, genética animal, produtos para animais de companhia, softwares, soluções de TI, biotecnologia, equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, medicamentos, cosméticos, joias e bijuterias, componentes para calçados, estilistas, têxteis, calçados, equipamentos esportivos, máquinas industriais e para panificação, eletroeletrônicos, plásticos, chuveiros, pisos, móveis, tubos e conexões, além de serviços de design, produtoras de TV e audiovisual, arte contemporânea, artesanato e franquias.
Os participantes também irão acompanhar de perto o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, em um ambiente preparado para receber os convidados como uma casa brasileira, com móveis e decoração de empresas e artistas nacionais. Os alimentos servidos aos convidados também serão usados para divulgar os produtos brasileiros.
O projeto é realizado desde 2009 e já teve a presença de mais de 1.500 convidados gerando negócios para mais de 35 setores da economia brasileira.
abit, Apex-Brasil, projeto carnaval, texbrasil