Convidados internacionais fecham negócios no Salão Bossa Nova

23/05/2013

O evento de moda criado a partir da união do Fashion Business com o Rio-à-Porter, Salão Bossa Nova, reuniu entre os dias 14 e 17 de maio no Rio de Janeiro 250 empresas e 25 mil visitantes na edição primavera/verão de 2014. O Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex- Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), trouxe ao evento seis compradores e dois jornalistas da Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes, Espanha e Chile.

Os convidados internacionais se encantaram com as empresas do Texbrasil, que reuniu nomes como Blue Man,  Victor Dzenk, Desiree Nercessian, Lucidez e Totem. Os compradores fecharam mais de USD 310 mil em pedidos com as marcas do Programa, e para os próximos 12 meses, a expectativa é de que as negociações atinjam mais USD 800 mil.

Para Andrea Bakulic, uma das proprietárias da loja Lemonaki, que comercializa somente marcas brasileiras de beachwear no Chile, a moda do Brasil se destaca pela criatividade nas estampas e escolha das cores de cada coleção. “Além disso, a qualidade dos materiais e o design das peças são alguns dos fatores que facilitam a aceitação dos produtos brasileiros no exterior”, afirma.

As formadoras de opinião que estiveram presentes ao salão também destacaram a autenticidade da produção nacional.  “A moda brasileira criou sua própria identidade. A maioria dos estilistas e marcas que conheci no evento transfere para seus produtos um estilo de vida, comunica o frescor, a alegria, a positividade, a aventura de um país que está sempre se descobrindo”, diz Carolina Pierro, repórter do jornal La Nación, da Argentina.

O Bossa Nova é organizado pela Dupla Assessoria e a Escala Eventos, e coordenado por um comitê estratégico, que discute políticas para o desenvolvimento da moda no Rio. Segundo a diretora- geral, Eloysa Simão, “houve um aumento de público de outros estados do país e visitantes espontâneos, fato que confirma a força da moda carioca e o avanço do Rio de Janeiro no calendário de negócios de moda do país”.

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