Exportações de moda carioca apresentam crescimento de 31%

18/04/2013

A participação do Rio de Janeiro em exportações de moda no país bateu recorde, segundo dados levantados pelo Sistema Firjan.  Em dez anos, o preço médio do produto fluminense valorizou 127%. Na última década, a parcela do Rio na exportação de moda brasileira cresceu 31%.

Na coletiva de abertura do Fashion Rio, o vice-presidente do Sistema Firjan e presidente do sindicato têxtil, Carlos Leker, destacou os resultados que a indústria da confecção fluminense apresentou nos últimos dez anos. ”Este é um número positivo, ainda mais levando em conta que exportamos para países voltados para este mercado e com altos padrões de exigência, como França e Japão”, afirma.

Com este resultado, a colaboração do Rio de Janeiro nas exportações brasileiras do setor alcançou recorde histórico em 2012 ao atingir 14%, consolidando a terceira posição entre os maiores exportadores de moda no país, ao lado de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente. Nos últimos anos, o preço médio da moda fluminense saltou de USD 29/kg em 2003, para USD 65/kg em 2012. O resultado é 38% superior à média brasileira.

A coletiva também contou com a presença do superintendente da Abit Fernando Pimentel; da coordenadora de moda e confecção do Sebrae-RJ, Fabiana Pereira Leite; da representante do marketing da Melissa, Luciana Ceccon; do gerente de promoções e eventos da Riachuelo, Thales Figueiredo; da diretora executiva de marketing e vendas de O Boticário, Andrea Mota, e da representante de relações públicas da L’oréal, Monique Cardoso.

abit, Apex, Firjan, texbrasil