Encontro de lideranças reforça relações entre Brasil e Colômbia
A visita de Estado que a presidente Dilma Roussef realizou na Colômbia, no último dia 9 de outubro, rendeu boas expectativas para o setor têxtil nacional. Em meio a diversos compromissos em Bogotá, a presidente se reuniu com o presidente Juan Manuel Santos para um encontro com empresários brasileiros e colombianos. Fernando Pimentel, diretor superintendente, e Renato Jardim, superintendente de políticas industriais e econômicas, foram os representantes da Abit e do Texbrasil na reunião, que tinha o objetivo de aproximar os países, exaltar a importância das relações bilaterais e promover o intercâmbio comercial entre as nações.
O encontro empresarial Brasil-Colômbia contou com a participação direta da Abit/Texbrasil, que apresentou o setor têxtil e de confecção nacional a Ministros, Secretários, Assessores e outras associações, como ABCE, ABIHPEC, ABIMDE, SOFTEX e ANFAVEA. Entre os pontos abordados, destacam-se as relações comerciais do setor com o mundo e com a Colômbia e o grande potencial de exploração de uma cadeia regional de valor. “Alguns fatores são essenciais para promover o intercâmbio comercial Brasil-Colômbia, como a necessidade de descongelar o cronograma de desgravação do acordo de livre comércio (ACE 59) para produtos do setor e o estímulo ao fortalecimento de uma cadeia regional de valor através da acumulação de origem. Ressalto, por fim, as ações de promoção desenvolvidas no país, como a Colombiatex e a Colombiamoda, que contam com o indispensável apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)”, reforça Pimentel.
Os pontos de interesse comum dos representantes do setor têxtil e de confecção de ambos os países permitiu a elaboração de uma carta conjunta solicitando, entre outros pontos, o destravamento do acordo Brasil-Colômbia. O documento foi entregue aos Ministros de Indústria e Comércio das duas nações, assim como para o Secretário de Comércio Exterior do MDIC. Este foi, sem dúvida, um dos grandes destaques do evento, que não só aproximou o Brasil e a Colômbia, como também alinhou os objetivos dos países em busca do desenvolvimento de suas indústrias e economias.
abit, Apex-Brasil, Confecção, Indústria Têxtil, texbrasil