Evento na região Sul aborda sustentabilidade

31/10/2012

Nos dias 23 e 24 de novembro, o Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) – grupo que reúne empresas têxteis do estado e instituições de ensino para promover o progresso da moda na região – e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realizam em Florianópolis o 1° Fórum de Inovação, Sustentabilidade e Design. O objetivo é mostrar como medidas sustentáveis podem ser um diferencial no posicionamento em meio ao mercado têxtil. Além disso, exposições apresentarão o trabalho desenvolvido pelas empresas e universidades parceiras do evento.

O Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), realizado pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apoia o evento com a vinda dos formadores de opinião: Rex Burkeholder, presidente da Metro Regional Government (entidade responsável pela fiscalização de instituições públicas e privadas de cidades da região de Portland), Scott Hamlin, diretor da Looptworks, e Nancy Hales, diretora da Portland State University.

O Programa também anunciará o aumento do escopo do Selo Qual: Certificação de Qualidade e Sustentabilidade da Indústria Têxtil e da Moda. O Selo deixa de ser focado apenas em roupas profissionais e passa a se expandir para todo o setor. Por meio da análise de produtos e sistemas de gestão de qualidade, ambiental e responsabilidade social, a certificação procura proporcionar às empresas alternativas para que a sustentabilidade seja uma estratégia de negócio.

Também participam do evento o Senai de Santa Catarina, apresentando novas unidades do Instituto Senai que serão construídas no Estado; o Instituto Etthos, organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável; e um representante do Pacto Global, que abordará a importância das empresas em aderirem aos objetivos do acordo.

abit, Apex-Brasil, SCMC, texbrasil