12 empresas participam de capacitação em inovação do Texbrasil

07/02/2014

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, na sede da Abit em São Paulo, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, promovido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil) deu início à 4° edição do Programa de Gestão da Inovação, realizado em parceria com a Fundação Vanzolini. O projeto tem como objetivo auxiliar as participantes a aprimorarem suas atividades em negócios, serviços, processos e/ou produtos por meio da inovação. Doze empresas fizeram parte dessa rodada: Dellas Lingerie, Sapeka Lingerie, Reptilia, Cynthia Hayashi, Karin Feller, Helen Rödel, Gabriela Sakate, Patricia Assis, Gvallone, Spirodiro, Dini Têxtil e Innovativ.

O programa é composto por cinco etapas: capacitação, diagnóstico inicial, diagnóstico in loco, desenvolvimento de planos de inovação customizados e acompanhamento da implantação dos planos nas empresas. As duas primeiras foram realizadas na Abit, as demais acontecerão individualmente em cada empresa para que elas tenham apoio personalizado de forma a organizar a sua gestão e potencializar o seu desenvolvimento. “O programa abre a mente dos empresários, fazendo-os perceber que a inovação não é um processo complexo e oneroso, ao contrário, pequenas mudanças de mentalidade e de processos podem fazer, em curto e médio prazos, grande diferença no desempenho da empresa”, declara Karine Liotino, gerente do núcleo de inovação e sustentabilidade do Texbrasil.

Para Felipe Bortolotti, responsável por negócios internacionais da Sapeka – fabricante de lingeries que exporta para 16 países – a inovação deve acontecer em todas as fases do desenvolvimento da empresa: “sentimos a necessidade em inovar nos processos, tanto administrativos quanto na produção, e percebemos que o projeto nos daria os ingredientes essenciais para isso, auxiliando nosso crescimento. Baseados nesses aprendizados, podemos pensar em novos rumos e ampliar nossos projetos para o futuro”. O profissional ainda conclui: “com o Texbrasil, estamos nos fortalecendo internamente para ampliar nossos negócios internacionais. Em prática, teremos a chance de melhorar nossa estratégia, conquistando clientes em novos países e nos fortalecendo ainda mais onde já atuamos”.

Novas edições do workshop serão oferecidas ainda neste semestre pelo Texbrasil. Para mais informações, as empresas devem entrar em contato com a área de relacionamento do Programa pelo telefone 11 3823-6155.

abit, Apex-Brasil, capacitação, inovação, texbrasil