Abit, Apex-Brasil e CNI participam de missão aos Estados Unidos

08/01/2014

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) participou de uma missão a Washington DC, nos Estados Unidos, com o intuito de retirar o vestuário do Brasil da lista de trabalho forçado do Departamento de Trabalho (DoL) norte-americano. O grupo contou ainda com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Embaixada Brasileira nos Estados Unidos e Brazil Industries Coalition (BIC).

A delegação brasileira se reuniu com entidades estratégicas norte-americanas para relatar as ações desenvolvidas pelo país com relação a direitos humanos e a preocupação em garantir os direitos dos trabalhadores não só nacionais, mas também dos parceiros do Mercosul. AAbit realizou uma apresentação geral do setor, sua estrutura trabalhista, a situação dos imigrantes que trabalham no segmento em São Paulo e as iniciativas para combater o trabalho escravo. “Todos com quem conversamos ficaram positivamente surpresos com as ações do governo e muitos disseram ver o país com exemplo de atuação frente ao problema”, comenta Renato Jardim, gerente da área internacional e de economia da associação.

Os profissionais estiveram com a diretora da Organização Internacional do Trabalho (ILO), Nancy Donaldson e a responsável pelo setor de trabalho internacional do Departamento de Estado Norte-Americano (DoS), Sarah Morgan. Ainda se reuniram com Mark Walker e Lorissa Bounds, representantes do deputado Matt Salmon, membro da Subcomissão de Saúde, Emprego Trabalho e Pensões da Câmara; Rosemary Gutierrez, assessora do senador Tom Harkin, presidente da Comissão de Saúde, Trabalho e Pensões do Senado; Shad Murib, assessor do deputado Jared Polis, membro da Comissão de Educação e Força de Trabalho da Câmara, e Daniel Mauer, diretor legislativo do deputado George Miller, membro da Comissão de Educação e Força de Trabalho da Câmara.

abit, Apex-Brasil, CNI, texbrasil