Abit convida entidades da Europa e do México para a Copa das Confederações
A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), por meio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), trará ao país durante os jogos da Copa das Confederações representantes de instituições que representam os setores têxtil e de confecção da Europa e do México. A visita será durante o projeto idealizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que busca realizar negócios e estreitar relacionamentos aproveitando a imagem do futebol brasileiro e a Copa das Confederações no país para atrair novos clientes.
A Euratex (Confederação Europeia Têxtil e de Confecção) enviará ao Brasil seu presidente, Alberto Paccanelli, e o diretor-executivo Francesco Marchi. A confederação assinou um memorando junto à Associação com o objetivo de expandir e aprofundar a cooperação do setor privado por meio da troca de informações sobre produção e comércio. Tendo em vista as negociações do Mercosul com a União Europeia, que buscam novas áreas de livre comércio entre os blocos, a Abit também pretende aproveitar a presença dos representantes para alinhar seu posicionamento, debatendo os temas do acordo em questão.
O presidente, Moisés Kalach, e o diretor Alfonso Juan Ayub da mexicana Canaintex (Câmara Nacional da Indústria Têxtil) também devem vir ao país. O objetivo é debater pleitos comuns entre Brasil e México para o setor têxtil e de confecção. Entre os itens da pauta, está o crescente avanço da China nos mercados latinos. As entidades deverão trabalhar de forma coordenada e alinhada contra o comércio desleal e irregular, e desconcentrar o fornecimento na Ásia do mercado têxtil, expandindo-o para outros continentes. Além disso, embora os países sejam grandes economias, possuem uma fraca relação comercial, com um grande espaço a ser explorado. Por isso, na ocasião, também serão estudadas possíveis parcerias.