Abit e Abrapa reforçam a cadeia têxtil na PV Paris
A Première Vision Paris, uma das principais feiras internacionais voltadas ao desenvolvimento de produtos para a indústria têxtil, conecta os diversos setores do segmento, destaca novos produtos e soluções inovadoras de fornecedores de todo o mundo e apoia designers e criadores na busca de materiais para suas futuras coleções. A feira acontece de 3 a 5 de fevereiro de 2026, no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte, e contará com a participação de 15 marcas brasileiras.
Desta vez, a presença nacional será organizada pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Essa também será a primeira participação conjunta com o Cotton Brazil, Programa executado em parceria com a ApexBrasil, Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) e ANEA (Associação Nacional doa Exportadores de Algodão) na promoção do algodão brasileiro no exterior. O objetivo é fortalecer o vínculo entre a produção de algodão e a indústria têxtil nacional.
Nesta edição, o estande coletivo apresentará o conceito “Brasil: from farm to fashion”, que simboliza a construção de toda a cadeia têxtil brasileira, do cultivo do algodão e produção de fios, passando pela tecelagem e acabamento dos tecidos até a criação e confecção das peças. A proposta destaca a colaboração entre os diferentes elos do setor e a representatividade do algodão brasileiro no mercado internacional.
Segundo Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Abit, A Première Vision Paris é a principal vitrine de insumos da Europa e um palco estratégico para a internacionalização. “Estamos prontos para apresentar o ‘Made in Brazil’ como sinônimo de qualidade diferenciada e alto valor agregado. Nossos produtos se destacam por oferecer atributos essenciais ao mercado global: sustentabilidade, design inovador e tecnologia. A participação conjunta, via Texbrasil, reforça nosso compromisso em consolidar a imagem do Brasil como um player competitivo e de excelência.”
Voltada exclusivamente a profissionais da indústria, a feira reúne expositores de mais de 40 países e oferece um panorama completo de matérias-primas e serviços para o desenvolvimento de coleções, distribuídos em oito universos: fios, tecidos, couro, design, acessórios, coloração, confecção e o espaço dedicado a soluções sustentáveis.
Para Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa, “estar na Première Vision ao lado da Abit e da ApexBrasil demonstra mais uma vez as sinergias entre as cadeias do algodão e da moda no Brasil, que trabalham de forma integrada em vários projetos. Além disso, esperamos demonstrar ao mundo a qualidade, rastreabilidade e a sustentabilidade do nosso algodão e ampliar as conexões da nossa indústria”.
Entre as marcas participantes estão Atelier Lucius Vilar, Atelier Natalia Rios, Balz Studio, Estúdio Rocha, Firma Colab, Innovativ, Moltec, Natural Cotton Color, Nina Galle, Nomad Studio, Nova Kaeru, Savyon, Stampa Studio, Studio Icertain e Studio Noir, representando a diversidade criativa e produtiva do design têxtil brasileiro.
Quer saber mais?
Acompanhe as ações de promoção comercial do Texbrasil e confira o calendário dos próximos eventos para descobrir como a moda brasileira segue ampliando sua presença no mercado internacional.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.
Sobre o Cotton Brazil
O Cotton Brazil consiste na execução, de forma estruturada e integrada, de um plano de promoção internacional do algodão brasileiro, para que o país seja reconhecido mundialmente pela qualidade, sustentabilidade e padrão tecnológico de seu produto.
Lançado em 2020, o projeto é executado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e conta também com o apoio dos Ministérios da Agricultura e Pecuária e de Relações Exteriores, além da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
22
Sobre a Abrapa
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) representa 99% de toda a área plantada, 99% da produção e 100% da exportação de algodão no Brasil. Atua tanto no mercado interno quanto no externo, promovendo o algodão brasileiro como um produto de alta qualidade, rastreável e sustentável.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.