Acessórios que reaproveitam sobras de tecido

06/06/2023

A Matilda, marca de acessórios de cabeça, lançou a sua nova coleção em colaboração com a marca de moda feminina ALUF. São peças que reciclam os retalhos de produção da coleção de inverno “Nostalgia” e geram um novo valor às sobras de tecido para evitar desperdícios de materiais. Como apoiadoras do movimento slow fashion, as marcas uniram seus valores e expertises para desenvolver a coleção. 

Os produtos da Matilda são vendidos internacionalmente, e a empresa faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –, tendo participado da Coterie NY com o apoio do Programa.

A empresa possui produção 100% artesanal, baseada em técnicas da alta chapelaria tradicional. As peças da nova coleção foram confeccionadas em um jacquard exclusivo de padronagem floral com ares vintage, seguindo um estilo oversized. “Fomos inspiradas pelo sentimento de confiança que um bom acessório de cabeça pode proporcionar”, explicou Dani Rodrigues, uma das fundadoras da Matilda. 

Segundo ela, todo o lucro das vendas será revertido para a Associação dos Artistas e Produtores do Centro de São Paulo (ASP), uma organização que desenvolve projetos de arte e educação no Brasil e no exterior, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ASP aproxima os jovens de linguagens artísticas, a fim de incentivá-los a criar formas de expressar seus desejos de mundo e criar consciência social sobre si, seus direitos e deveres.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

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