Acordo Mercosul-Colômbia abre portas para empresas brasileiras

23/08/2017

A Colômbia sempre ocupou um lugar de destaque nas ações do Programa Texbrasil, em virtude da importância do país nos negócios das indústria têxtil e de moda brasileira. A resolução do acordo Mercosul-Colômbia, assinado em julho desse ano, aproxima ainda mais os dois países, além disso, anima os empresários brasileiros que já viam a Colômbia como mercado-alvo e estratégico. A Vicunha Têxtil é uma delas. A  produtora de índigo e brins participa da Colombiatex, com o apoio do Texbrasil desde 2002 e, atualmente, conta com escritório comercial e showroom na cidade de Medellín, para atender mais diretamente os mercados regionais do país.  O gerente de exportação da Vicunha, José Otavio de Souza, revela que a perspectiva é de crescimento. “A retirada desse imposto contribuirá para que nossos produtos fiquem mais competitivos e acreditamos que poderemos aumentar nosso market share. Estaremos atentos a outras ações que permitam capitalizar o crescimento de nossa participação nesse mercado de quase 50 milhões de habitantes”, comenta.

Outra empresa participante do Texbrasil que também espera melhorar seus negócios com a Colômbia é a Döhler, empresa do ramo de cama, mesa, banho e decoração. De acordo com o gerente de exportação da empresa, a Colômbia tem se destacado nos últimos anos pelo seu crescimento econômico, destoando da maioria dos países da América Latina, e agora terá o entrave de ordem tarifária superado. “Pretendemos intensificar nossa atuação com visitas mais frequentes aos distribuidores e clientes, além da participação em eventos locais como feiras e exposições, e outras ações em canais de divulgação para promoção da nossa marca”, afirma Aldo Schneider. Ele conta também que a estimativa de crescimento para este ano é de aproximadamente 50% sobre 2017, mantidas as demais variáveis de mercado, como cambial e política.

Além de apoiar a participação de empresas brasileiras na principal feira da América Latina de insumos para a indústria têxtil e de confecção, a Colombiatex, há 16 anos, o Texbrasil também promove os produtos nacionais na Colômbia por meio de ações multidisciplinares, como projeto comprador e projeto imagem – com a vinda de compradores, representantes comerciais, jornalistas e formadores de opinião para o Brasil – bem como estudos de inteligência e ações de defesa de interesse.

 

Sobre o acordo Mercosul-Colômbia

 O acordo foi assinado no dia 21 de julho e reduzirá a zero as tarifas de exportação para a Colômbia de todos os itens da cadeia têxtil e de confecção, trazendo novas perspectivas para a relação comercial entre os países do bloco econômico. O acordo de livre comércio promete beneficiar as exportações brasileiras para a Colômbia, que é um dos sete países-alvo no biênio 2017/2019 do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

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