Ao longo de 20 anos com o Texbrasil, Cedro Têxtil se torna referência no mercado latino-americano
A Cedro Têxtil tem uma longa e próspera história no Brasil, que já dura mais de 140 anos. Fundada em 1872, foi uma das primeiras fábricas têxteis do país, inaugurando a produção moderna de tecidos.
Assim como sua história, a parceria da empresa com o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira)— resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — também é longa e exitosa.
A Cedro apostou no Programa logo em sua criação, em 2000, e foi uma de suas primeiras participantes. Com o Texbrasil, já recebeu apoio para inúmeras missões e eventos, sendo o principal a Colombiatex, da qual a empresa marca presença desde 2002. “O apoio do Texbrasil sempre foi muito importante, mas no início de qualquer projeto é sempre imprescindível porque estamos chegamos em um ambiente desconhecido”, explica Alessandra Leonel, gerente de exportação da marca.
A participação na feira colombiana, maior evento têxtil da América Latina, foi essencial para que a Cedro trilhasse seu caminho exportador. Alessandra explica que a Colômbia, além de ter uma indústria de confecção em crescimento, produz para grandes marcas nos Estados Unidos, sendo um polo importante para quem busca o crescimento internacional. “Com o apoio do Texbrasil desde o início deste projeto, as indústrias brasileiras passaram a ser fornecedoras de peso para a América Latina”, comenta Alessandra.
Hoje, a Cedro tem capacidade de produção de 168 milhões de metros quadrados de tecido por ano, sendo cerca de 5% desse volume voltado para exportação. O principal foco da marca fora do país é justamente na América Latina. ”Hoje exportamos para alguns países da América Central e todos da América do Sul, além da Espanha”, explica Alessandra.
Foco em sustentabilidade
Um dos principais compromissos da Cedro em sua produção é preservar o meio ambiente. Nos últimos 10 anos, a empresa reduziu em 70% a emissão de CO2 no ambiente, com o uso de uma matriz de energia térmica que utiliza biocombustíveis. A reutilização e recuperação da água utilizada no processo industrial também é um destaque, com 98% do reaproveitamento das águas de resfriamento e 20% das águas de efluente tratado.
Além disso, 100% do algodão utilizado tem certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que promove boas práticas sociais, ambientais e econômicas no cultivo da fibra.
A sustentabilidade está presente também no desenvolvimento de produtos da Cedro. O destaque é o tecido Nasus, feito de fios de poliéster produzidos a partir da reciclagem de garrafas PET. O resultado é um tecido com menor impacto para o meio ambiente.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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