Bienal Brasileira de Design apresentou Simpósio de Moda e discutiu inovação
A Bienal Brasileira de Design, que vai até o dia 31 de outubro, em Belo Horizonte, apresentou palestras internacionais durante Simpósio de Moda realizado na Semana Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). As apresentações discutiram design e inovação e foram exclusivas para convidados, entre eles gestores públicos, profissionais e estudantes de moda. Os palestrantes convidados foram Yogo Takashi, da Universidade Bunka Gakuen (Japão) Sass Brown, do Fashion Institute of Technology (EUA), e Arturo Dell’Acqua Bellavitis, do Politecnico di Milano (Itália), além de Pasquale Mussard, diretora criativa da empresa francesa Hermès e doInstituto Francês de Moda, que realizou a palestra magna.
O Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, foi responsável pela organização do ciclo de palestra. Além disso convidou os jornalistas Nio Tatewaki, das revistas nipônicas Pen Magazine, Axisinc e Bijutsu; Barbara Lorca, da publicação chilena Paula, e a francesa Anne France Berthelo, da Ideat. Para Tatewaki, “o evento como um todo é muito positivo para a imagem do design brasileiro, não só pela exposição de produtos e palestras que promovem a troca de experiência, mas por trazer tudo isso para fora do eixo Rio/São Paulo. Isso fortalece a diversidade do Brasil”.
Também trouxe cinco compradores: Kazuya Tatsutomi, da loja de acessórios e objetos Muji (Japão); Jose Luiz Pereira Braz e Valeska Meeder Molina, da Chile-Brasil Design; Kerri Sengstaken, da norte-americana Style West, e Frédéric- René Lourau, da multimarcas francesa Le Bon Marché.“Durante as visitas e reuniões que fiz com tantas marcas brasileiras, eu percebo que há um potencial para a entrada desses produtos no mercado americano, desde que seja traçada uma estratégia bem definida”, afirma Sengstaken.
O grupo de comunicadores conheceu a fundo as características da moda brasileira e mineira, e ainda visitou lojas da cidade, entre elas a da grife de luxo Vivaz, participante do Programa.
Ambos os eventos foram desenvolvidos durante a semana Apex-Brasil. Para a diretora de gestão da Agência, Regina Silvério “a participação assegura um caráter mais internacional à Bienal, e serve também para posicionar o Brasil e levar para o exterior a diversidade e o estilo de vida dos brasileiros que influenciam o design produzido no país”.
O presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho, destacou o papel da Apex-Brasil que, segundo ele, lidera o esforço coletivo para desenvolver o design e a inovação nas empresas brasileiras. Ele também ressaltou a importância do Programa Texbrasil. “Já participamos de mais de 300 feiras no exterior, trouxemos ao Brasil mais de mil compradores e também mais de mil jornalistas especializados em moda e design em decorrência do convênio”, afirmou.
Próximas Bienais
As próximas edições da Bienal Brasileira de Design passarão a ocorrer em anos ímpares, ou seja, a próxima edição será em 2015 e não em 2014. A alteração procura evitar que as edições da Bienal coincidam com a realização de eleições e de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. A edição de 2015 será realizada em Florianópolis, e a de 2017 em Recife.