Brandili reaproveita resíduos têxteis para produzir fios ecológicos

10/06/2016

Preocupada com o meio ambiente, a fabricante de roupas infantis Brandili Têxtil há cinco anos assumiu a postura de utilizar os recursos naturais de forma responsável. “Como estamos em um segmento de negócio que gera muitos resíduos nos processos produtivos, temos cerca de 20 procedimentos e ações com foco na preservação e redução dos impactos no meio ambiente”, comenta o gerente de Sustentabilidade da companhia, Leonir Soliman. A marca catarinense é participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Uma das medidas adotadas pela empresa é o reaproveitamento dos resíduos têxteis para a produção de fios ecológicos. O processo conta com algumas empresas parceiras para realizar a ação de reuso dos rejeitos industriais para a produção de fios, feitos a partir de resíduos têxteis e garrafas PET. “Com isso, tivemos ganhos na esfera ambiental como redução da poluição, do uso de aterros industriais, do consumo de recursos naturais e ainda benefícios sociais, como geração de empregos nos processos de triagem dos resíduos e produção dos fios ecológicos, sem contar os benefícios financeiros como a redução de custos de aproximadamente R$ 15 mil mensais no transporte e uso de aterros industriais”, finaliza Leonir.

Malha produzida com o reaproveitamento da Brandili

A Brandili adotou também a recuperação de áreas de preservação permanente com o plantio de mudas nativas, sistema de coleta seletiva e a destinação correta de rejeitos através de uma central de tratamento de resíduos. Além disso, trata 100% das águas residuais dos processos industriais através das estações de tratamento de afluentes e efluentes, e capta e reaproveita a água da chuva. A fábrica conta ainda com recuperação da energia térmica no setor de beneficiamento de malhas e utiliza produtos químicos menos agressivos ao meio ambiente.

A empresa ainda atua na conscientização e, por isso, realiza ações diretas com os colaboradores e fornecedores, substituindo a utilização de documentos impressos por digitalizados e fiscalizando a destinação de resíduos dos fornecedores e de parceiros subcontratados.

Ver todas as notícias

abit, Apex-Brasil, Brandili, sustentabilidade, texbrasil