Brasil Beyond agita a agenda dos fashionistas em Paris
Exposição na Embaixada Brasileira, com curadoria de Lidewij Edelkoort, exibiu peças de Ronaldo Fraga, Patricia Bonaldi, entre outros.
Entre os dias 26 e 28 de setembro, paralelamente à semana de moda em Paris, a cultura brasileira e suas diversas vertentes – moda, design, música, culinária – ganharam destaque no evento Brasil Beyond, ocorrido na Embaixada Brasileira de Paris. O coquetel de abertura da exposição Bloom – Brasil Saboroso, com curadoria da holandesa e especialista em tendências Lidewij Edelkoort, reuniu cerca de 150 pessoas, entre formadores de opinião, estilistas e representantes das marcas, além da imprensa.
O evento, que levou a Paris o conceito Brasil Beyond, teve como objetivo mostrar que a moda brasileira vai além das expectativas e se inspira na arte, na música e na gastronomia, representando a cultura plural de um país continente. A ação acontece graças à parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, por meio do Programa de Internacionalização Texbrasil).
Entre os presentes estavam as blogueiras Ana Jacobs e Paula Ordovás, o stylist Frederic Blanc, Patrícia Pinto (diretora da Printemps), os fotógrafos Jean François Carly e Michel Dupré, a designer Amanda Gerbasi, as estilistas Alessadra Ferreira (da Isolda) e Patrícia Motta, e os jornalistas Xavier Latapie e Marie Christiane Marek.
A exposição apresentou peças de estilistas brasileiros, como Ronaldo Fraga, Adriana Degreas, Oskar Metsavaht, Pedro Lourenço, Patricia Bonaldi, Lenny Niemeyer, Anamaria Couture, Isolda, GIG, Cecilia Prado, Serpui, Fabiana Milazzo, Patrícia Motta, T. Arrigoni, Le Petits Joueurs, Martha Medeiros, UMA, Apartamento 03, Clube Bossa, e Virzi de Luca. objetos de reconhecidos arquitetos e designers, como Marcelo Rosenbaum, irmãos Campana e Rodrigo Almeida. A abertura da exposição contou com um bate-papo sobre brasilidade e moda Além das peças, foram apresentados ao público itens da cultura indígena; móveis e entre a curadora Li Edelkoort e as estilistas Patricia Motta e Alessandra Affonso Ferreira, da Isolda, e um show de Dom La Nena, cantora e instrumentista gaúcha que vive em Paris.