Brasileiros desembarcam em uma das mais importantes lojas online do mundo

30/05/2014

No mês de junho, a Luisa Via Roma ganha um ar mais tropical e handmade com a chegada de mais de 20 marcas brasileiras às suas araras. A multimarcas europeia comercializará criadores nacionais em sua sede física, em Florença, e na loja online – um dos maiores diferenciais da rede. A ação foi capitaneada pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, promovido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil) e, entre os nomes que estarão à venda, dez pertencem ao Programa: Pedro Lourenço, Adriana Degreas e sua linha Bain Couture, PatBo, Trendt, Scarf Me, Helen Rödel, Fabiana Milazzo, Der Metropol, Janiero e Lucas Magalhães.

Para iniciar a ação, entre os dias 13 e 15 de junho, o Firenze4Ever – preview para trendsetters e imprensa que a loja faz a cada coleção – adota o tema “Brasil”. Outro destaque dessa edição tem um viés social. Estilistas brasileiros e estrangeiros irão customizar bolas da série Brazuca, concedidas pela Adidas e toda a renda arrecadada será doada à Fundação Gol de Letra.

A Luisa Via Roma conta com uma plataforma de e-commerce que alcança mais de 120 países, sendo que em 50 localidades não se cobra pela entrega. Esse poder de alcance vai trazer notoriedade para nomes nacionais que ainda não cruzaram o Atlântico, acredita Andrea Panconesi, CEO da rede. “Esperamos lançar uma nova luz sobre marcas e oferecer-lhes a possibilidade de reconhecimento internacional. Me impressiona, a paixão e o movimento dos novos estilistas que querem ir além do seu próprio mercado”, comenta. Panconesi ainda aponta o que o motivou a olhar para novos ares na América do Sul. “Na Luisa Via Roma, estamos sempre à procura de novos talentos. Nesta temporada, escolhemos o Brasil por ser um ponto de referência importante na América do Sul em termos de artes e cultura”, explica.

O executivo esteve no Brasil entre os dias 19 e 21 de maio a convite do Programa para divulgar a parceria para a imprensa nacional. Ele se reuniu com editores de moda – como Gloria Kalil, Lilian Pacce, Sylvain Justum (Harper’s Bazaar), Daniela Falcão (Vogue) e Susana Barbosa (Elle) – e recebeu jantar especial em sua homenagem organizado pela Vogue, Texbrasil e Glória Coelho na residência da estilista.

De acordo com o gerente de Moda e Design do Texbrasil, Evilásio Miranda, essa não é a primeira parceria com grandes redes internacionais, mas se trata de uma das mais relevantes e longevas. “Já tivemos diversas experiências com grandes lojas internacionais, como o Le Bon Marché e a Macy’s, mas nunca com um parceiro tão forte no online. A relevância virtual da Luisa Via Roma foi o que mais nos atraiu. Também não queríamos fazer parte de uma ação de marketing paga, mas estruturar uma parceria de longo prazo”, ressalta.

Rafael Cervone, presidente da Abit, vê essa ação como um divisor de águas para muitos novos talentos. “Ter produtos à venda em uma loja de grande importância internacional como a Luisa Via Roma, tendo como pano de fundo um grande evento em homenagem ao Brasil, é muito importante para as marcas e para a moda brasileira como um todo, em diversos aspectos. A visibilidade em um mercado tão tradicional e estratégico, mais do que o faturamento no curto prazo, é o principal deles”, afirma.

abit, Apex-Brasil, texbrasil