Brasileiros superam meta de vendas na Emitex, Argentina

29/05/2023

A Emitex é um evento que acontece anualmente. Este ano, entre os dias 25 e 27 de abril, a feira reuniu, em solo argentino, mais de 100 fabricantes de fios, tecidos planos e malharia, além de aviamentos, máquinas de software, entre outros. As empresas Audaces, Santaconstancia e Cardenas representaram o país com o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

“A Emitex é o cenário ideal para a geração de novos contatos e para obter informações para as próximas produções”, afirma Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de Projetos Estratégicos da Abit. Para as empresas brasileiras participantes, foram gerados 980 contatos e receita de mais de USD 3 milhões nos três dias de feira, muito acima das expectativas que era de atingir USD 1,5 milhão em volume de vendas

A Feira apresentou os últimos desenvolvimentos em design, produtos e serviços para a indústria têxtil. Em 2022, a Argentina importou cerca de USD 1,4 bilhão em têxteis, um crescimento de 29,8% sobre o ano de 2021 e 80,4% sobre o ano de 2019 (prépandemia), resultando em uma retomada das compras e do consumo de têxteis no país (Fonte: Indec). Somadas a essas informações, vale lembrar que o evento atende o público de toda América Latina há aproximadamente 20 anos, sendo considerada uma plataforma importante para a geração de negócios para o setor. 

Para Matheus Fagundes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Audaces, o resultado foi bastante benéfico, com vendas significativas. Para ele, o Texbrasil é um facilitador estratégico e operacional para a participação em importantes feiras internacionais. “Ter esse suporte é fundamental para estarmos na feira focados no que realmente importa: resultado!”, comenta.

 Para Johnny Marín, analista de Exportação da Cardenas, o diferencial da feira Emitex “é que ela atende a um segmento específico, e os contatos realizados têm uma possibilidade real de negócios”. Com os bons resultados e sua relação com o mercado argentino, Johnny comenta que o próximo passo será montar uma estrutura própria da empresa por lá.

O objetivo da Feira está alinhado às demandas atuais e à transformação dos processos produtivos. As empresas expositoras são dedicadas a processos sustentáveis e inovação tecnológica. Um dos atrativos da edição foi o Denim Station, em que se pôde conhecer sobre o segmento de jeanswear, desde o circuito de produção e design, tecidos, confecção, lavagem, tendências e reciclagem – da fibra ao produto acabado. Por fim, a edição contou com um catálogo online em que cada empresa poderá atualizar as suas informações em até um ano e meio após finalizada a exposição.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

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