Canatiba convida designers para mostrar potencial do denim
Qual o limite do denim? O que é possível desenvolver com essa matéria-prima centenária? Como aliar o avanço da indústria com a criatividade de estilistas e designers? Como estimular o segmento mais competitivo da cadeia têxtil? Em busca de solução para esses desafios, a Canatiba apresenta o “Canatiba Lab”, uma plataforma para desenvolvimento de projetos de design em diálogo permanente com a vanguarda desse segmento.
Desta forma, a tecelagem, que é participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), selecionou produtos de ponta para grandes personagens da moda brasileira desenvolverem uma linha exclusiva de roupas, explorando as fronteiras e possibilidades de cada tecido. Para a primeira fase do projeto, foram convidadas três parceiras de áreas distintas, cada uma com suas características marcantes na forma de fazer moda.
Fabiana Milazzo, estilista-ícone de sofisticação e elegância, chega com construções inusitadas que flertam com a alta costura, mostrando um jeans muito além da “velha calça desbotada”. Almerinda Maria constrói, com fios de índigo, suas criações que resgatam a tradição rendeira com toque contemporâneo. Por fim, Silvia Ulson investe nas relações do denim com o mundo das artes, tintas, estampas e cores surpreendentes. Sob a coordenação de Vanessa Covolan, o Canatiba Lab conta com a curadoria da equipe Duo Press. Apesar de esta ser a primeira fase do projeto, novos parceiros já estão confirmados para trabalhar no limite de denim.
Canatiba