Durante todo o dia de hoje (08/10), dezoito representantes das marcas Gabriela Sakate, Cyn, Helen Rödel, Trendt, Karin Feller, Dudalina, Sta. Constância, Spirodiro, Dellas Lingerie, Tecnoblu, Minasa Fios, Sapeka Lingerie, Gralias, Malwee Brasil e Der Metropol participaram de workshop do Programa de Sustentabilidade do
Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela
Abit e
Apex-Brasil) em parceria com a
Fundação Vanzolini. O objetivo do encontro é fortalecer e aumentar a competitividade das empresas brasileiras no cenário global. No evento, estavam representantes das empresas.O workshop, que continua nesta quarta-feira (9), é conduzido pelo professor Luciano Mazzo, da Universidade de São Paulo, e debate, entre outros temas, a vida útil dos produtos associada ao seu consumo e a possível extinção de recursos naturais, bem como os impactos ambientais causados pelas indústrias em geral, orientando a aplicação desses conceitos nas empresas do setor. “Encontros como esse são de essencial importância para que as marcas possam debater o tema e aprender umas com as outras”, comenta.
As marcas apresentaram as práticas sustentáveis que já realizam e expuseram as dificuldades que enfrentam, como, por exemplo, o mapeamento da produção das matérias-primas e do impacto que causam no meio ambiente. Para Silvia Ferraz, da marca de moda infantil Spirodiro, as empresas menores também têm na sustentabilidade uma prática econômica, que ajuda a reduzir gastos: “Ter um produto sustentável, com um lado social e educativo aplicado, serve também como estímulo e incentivo para o meu público infantil”.
Essa foi a primeira fase do Programa, que ainda inclui diagnóstico individualizado de 16 horas realizado pela Fundação Vanzolini, auxílio na geração de um plano de sustentabilidade e acesso à Certificação de Qualidade e Sustentabilidade da Indústria Têxtil e de Moda (Selo Qual).