Casa de Criadores: confira os destaques dos desfiles desta edição
Entre os dias 23 e 27 de julho, o MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP), em São Paulo, recebeu a Casa de Criadores, semana de moda focada em estilistas autorais e novos talentos. O evento chega à 43ª edição com 25 desfiles no line-up, incluindo nomes como Eloisa Faria e Weider Silveiro. Três marcas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — fizeram parte da programação: Också, Vicunha e Rhodia. Confira abaixo a repercussão dos desfiles:
Också
No primeiro dia do evento, a marca desfilou sua coleção sem gênero aos visitantes e imprensa. Igor Bastos, agora sozinho à frente da criação, apostou no total black e nas performances do modelo e dançarino Löic com trilha do grupo Teto Preto. Na passarela, as sobreposições das peças que vestem corpos de diversos tamanhos e a maquiagem experimental de Guilherme Casagrande. Os esfumaçados pretos nos olhos dos modelos foram um dos destaques, além das bolsas de canvas pintadas à mão, uma parceria da Också com a marca espanhola A.Gustems.
Vicunha Têxtil
Ainda no primeiro dia, durante o desfile do movimento Sou de Algodão, o estilista Alex Kazuo vestiu a modelo Thairine Garcia em um look exclusivo feito com a sarja 100% algodão da Vicunha Têxtil. O longa tomara que caia preto foi um dos destaques da noite.
Rhodia
Já o desfile da Rhodia, uma surpresa com o objetivo de apresentar os lançamentos em fios da empresa ao público, trouxe o estilo Athleisure (moda esportiva casual) e a mistura de materiais ao MAC. O styling é de Leandro Benites e as peças, ora pretas ora neon, foram desenvolvidas com os fios Poliamida Amni®️ e Emana®️. Ambos permitem que roupas feitas à partir deles se decomponham em menos de três anos quando descartadas corretamente em aterros sanitários e têm propriedades ligadas ao bem-estar, como a tecnologia de raios infravermelhos longos, que convertem o calor do corpo humano em benefícios para cuidados com a pele e desempenho esportivo.
O evento, que acontece duas vez ao ano, tem apoio da Abit.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Casa de Criadores