Casulo Feliz desenvolve jeans sustentável com garrafas pet
O projeto “Sarja Sedapet – Qualidade e Sustentabilidade”, desenvolvido pelo Senai – Centro de Tecnologia de Maringá e pela fiação artesanal Casulo Feliz, recebeu em setembro o Prêmio Prata da categoria Têxtil – Tecido do prêmio Idea Brasil, realizado durante a Bienal Brasileira de Design em Belo Horizonte. O tecido é composto por 50% de seda, 25% de garrafas pet e 25% de algodão. Com sede no Paraná, a empresa que já exporta para Europa e Estados Unidos, é participante do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e conta com clientes de renome no mercado como Empório Beraldin, Vivienne Westwood, Animale e Cantão.
“O jeans de seda é um produto ambientalmente sustentável, uma vez que as fibras do pet e do algodão costumam ser dispensadas pela indústria, assim como o casulo que usamos tradicionalmente em nossa produção. É um processo revolucionário tecnologicamente, que dispensa lavanderia e amaciamento”, explica Glicínia Seterenaski, designer e diretora da empresa.
Outro fator também se destaca na fabricação do produto: “por não utilizarmos lavanderia e amaciamento, contribuímos ainda mais com o meio ambiente ao não dispensar produtos químicos na natureza e economizar, pelo menos, 80 litros de água por peça lavada”, ressaltou. O jeans de seda é leve, macio, confortável e tem uma característica única: o visual com tons de prata acentuados. Importantes grifes do Brasil e do exterior já demonstraram interesse em adquirir o tecido para usar em suas coleções.
abit, Apex-Brasil, Casulo Feliz, texbrasil