Cataguases desenvolve produtos em Programa de Inovação e Sustentabilidade
A participação no Programa de Inovação e Sustentabilidade do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizado em parceria com a Fundação Vanzolini, rendeu bons frutos à Companhia Industrial Cataguases. A empresa, que tem quase 80 anos de história, desenvolveu dois produtos durante a consultoria, e ambos serão apresentados ao público internacional nos próximos dias na Première Vision, uma das mais importantes feiras do setor têxtil mundial.
O primeiro é um tecido de poliamiada biodegradável, feito em parceria com a Rhodia, que fornceceu o fio Amni Soul Eco para testes e depois analisou em seu laboratório a aplicabilidade do tecido misturado com a fibra de algodão. O segundo é um tecido de algodão orgânico desenvolvido junto à empresa Rudolf Soft, responsável por aplicar um acabamento com base natural. Em conversa com o gerente de projetos Marcos Aurélio Rodrigues, foi possível descobrir os bastidores do processo e notar como um foco sustentável e inovador é de extrema importância na hora de desenvolver novos produtos e serviços.
A Cataguases já possuía ações na área social e ambiental antes da participar do Programa de Inovação e Sustentabilidade, o que demonstra um interesse em investir nestes conceitos desde sempre. “A empresa mantém, há 15 anos, o Instituto Francisca de Souza Peixoto, uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão promover os direitos humanos. O Instituto realiza projetos como o Mundo Meu – Meio Ambiente para Sustentabilidade, que conscientiza e gera atitude em prol da natureza e da comunidade cataguasense, e o Ponto Sem Nó, com mulheres da comunidade que utilizam retalhos e sobras de tecidos produzidos da Cataguases para confeccionar artesanato e roupas de cama e mesa”, afirma.
Para Marcos, os caminhos da inovação e sustentabilidade propostos pelo Texbrasil, somados ao direcionamento dos consultores da Vanzolini e alinhados ao novo modelo de gestão da empresa, contribuíram para que a Cataguases revelasse ainda mais sua capacidade em inovar. “Queremos avançar na gestão de inovação para continuar criando novos produtos. Sabemos que temos desafios consideráveis em nossos horizontes, como apoio às novas ideias para reduzir custos e alavancar vendas, aumento do comprometimento dos colaboradores com os resultados e criação de sinergia e integração entre os diversos setores”, declara. “Sabemos que, se por um lado os resultados gerados pela inovação incremental são inferiores ao do processo de inovação radical, é através dela que podemos criar nos colaboradores uma motivação para contribuir com os resultados e sucesso da empresa”.
Com um histórico extenso de participação em eventos internacionais, Marcos acredita que a Cataguases só tem a ganhar com os avanços realizados durante a consultoria. “A participação no programa irá divulgar ainda mais o potencial inovador da empresa no âmbito internacional, principalmente com os novos produtos criados de maneira sustentável e para o mercado feminino”, afirma. “Fica evidente que a cultura de inovação da organização foi fomentada na empresa. No entanto, os principais resultados só serão gerados a partir de um amadurecimento do que foi aprendido durante o Programa junto a uma participação mais efetiva e consciente de todos que aqui trabalham”, completa, mostrando que o trabalho em equipe e liderança são grandes aliados na hora de inovar.
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