CEO da Natural Cotton Color participa de painel em Fórum Público da Organização Mundial de Saúde

02/10/2018

francisco_frança

Entre os dias 2 e 4 de outubro, o Fórum Público da OMC (Organização Mundial do Comércio), que acontece em Genebra, na Suíça, terá participação da marca brasileira Natural Cotton Color. A empresa é participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações Investimentos).

Sob o tema “Comércio 2030”, o Fórum recebe a CEO da marca Francisca Vieira para apresentar seu case no painel “Comércio e mudanças climáticas: podemos criar uma estrutura de apoio mútuo?”. O Fórum Público é o maior evento anual de divulgação da Organização Mundial do Comércio, com cerca 1500 participantes. Trata-se de uma plataforma na qual chefes de estado, parlamentares, empresários globais, estudantes, acadêmicos e organizações não-governamentais reúnem-se para refletir sobre questões da OMC, incluindo comércio e desenvolvimento.

Durante o Fórum, Francisca pretende discorrer sobre o cultivo de algodão colorido orgânico, produzido na região do semiárido, no assentamento Margarina Maria Alves, em Juarez Távora, no estado da Paraíba. Seu objetivo é contribuir para o debate sobre o futuro do comércio sustentável. Ela fala ainda de como a cadeia produtiva do seu algodão está alinhada às propostas da Agenda 2030 da ONU — os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

O algodão colorido orgânico da Paraíba tem cultivo não irrigado e realizado em sistema de agricultura familiar.  “Hoje o pequeno produtor  ganha cerca de três vezes mais pelo quilo da pluma de algodão colorido orgânico certificado, quando comparado ao preço pago pelo mercado no algodão comum, branco”, explica.

Como o algodão já nasce colorido, a Natural Cotton Color produz moda com matéria-prima que gera economia de 87,5% água – quando comparada a confecção de roupas tingidas pela indústria. Também se destaca no mercado pela inserção de detalhes feitos à mão no design das peças, ajudando a manter vivo o artesanato tradicional – patrimônio cultural da região e executado por associação de mulheres artesãs.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Natural Cotton Color