Círculo aposta em conteúdo on-line para aproximar consumidores na quarentena

29/05/2020

A fabricante de fios e linhas brasileira Círculo decidiu estreitar a relação com seus consumidores durante a quarentena. Adepta da estratégia de produção de vídeos tutoriais de peças de artesanato com os fios da marca, a empresa agora aprofunda o conteúdo on-line, e investe em temas que vão além das dicas de crochê.

A marca, que está presente em 23 países e é participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promove lives diárias com profissionais da saúde, influenciadores digitais do segmento de DIY (Do it yourself) e empreendedores para tratar de assuntos diversos relacionados a saúde e bem-estar.

“Ser uma marca ativa nas redes sociais já é algo esperado pelo consumidor hoje. As redes sociais tiveram um boom nos últimos anos e esse período de isolamento social potencializou isso”, acredita Osni de Oliveira Junior, diretor de Marketing da Círculo. Para ele, as ferramentas on-line ajudam a humanizar a empresa, mostrando que “por trás de uma marca, existem grandes pessoas que fazem a roda girar”.

Para a Círculo, especialmente no cenário atual, é mais importante fornecer conteúdos que agreguem aos consumidores, do que simplesmente vender produtos: “Todas as produções que mostramos em nossos canais são feitas usando nossos produtos como sugestão. Mostramos as características, benefícios e resultados das peças com os nossos produtos e isso pode gerar uma venda. Entretanto, o consumidor pode usar o que tem em casa e não necessariamente o que indicamos”, comenta Osni. Para o executivo, a resposta do público tem sido positiva, com mais engajamento nas redes, além de comentários diretos de quem os acompanha.

Ainda assim, a empresa sentiu o efeito do isolamento logo no começo, em março, com o cancelamento da H+H Cologne, uma das principais feiras do setor, que aconteceria na Alemanha. O ev evento, importante meio de geração de negócios para a marca fora do país, tem nova data apenas para 2021.

“A H+H Cologne é sem dúvidas uma das mais importantes feiras que participamos no exterior e o cancelamento desta edição impactou no reforço da nossa visibilidade. Mas concordamos que, no momento que o mundo vive impactado com a pandemia, não haveria possibilidade segura de realizar a edição”, acredita o executivo.

Mesmo sem a participação na feira, a Círculo segue apostando no mercado internacional: “Continuamos atuando através do nosso departamento de exportações, com os contatos que já tínhamos estabelecido e prospects para manter ativos nossos relacionamentos e negócios”, conclui Osni.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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