Círculo S.A. promove intervenção urbana de tricô e crochê em Santa Catarina

25/09/2015

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, está toda decorada após receber uma grande intervenção urbana de tricô e crochê. A ação é comandada por Marie Castro, que faz parte do time de artesãs da Círculo S.A, produtora de fios e tecidos participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Marie é especialista na técnica yarn bombing, movimento criado por fãs de técnicas manuais que usam essa forma de arte para enfeitar as ruas. Durante três dias, 40 artesãs locais auxiliaram Marie na aplicação de malhas e enfeites feitos em tricô, crochê, bordado e costura manual em alguns dos principais pontos turísticos de Pomerode, conferindo charme e destaque a mais para a primeira edição da Sonnenfest & Kinderfest, festival que celebra a Primavera e que segue até o dia 12 de outubro. O material permanece no local até o fim da festa, e as malhas de tricô e crochê usadas na decoração serão posteriormente doadas a entidades carentes para servirem de cobertores para quem precisa.

A iniciativa é uma forma de homenagear algumas das construções da cidade reproduzindo o estilo arquitetônico enxaimel, inspirado na casa mais antiga do município, construída em 1867 por um dos primeiros imigrantes. Conhecido como Pousada Casa Wachholz, o local foi restaurado em 2008 e tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. “A ideia é mostrar um pouco da cultura alemã através de agulhas, fios e cores”, revela a artesã Marie Castro.

Para a ação, foram usados o equivalente a 200 mil metros de fio ou 900 novelos Mollet da Círculo S.A., um fio especial feito de acrílico e que resiste aos fatores ambientais, indicado para seguir a proposta de ser um enfeite permanente. Marie de Castro veio de São Paulo (SP) e contou com o apoio de algumas artesãs locais participantes do Clube de Troca de Ideias, Clube de Mães Arte e Lazer e Pommerblumenn para a produção de peças que enfeitam o Centro Cultural, Casa de Café, o jardim do Teatro Municipal e outros espaços urbanos como bancos, postes e calçadas.

A intervenção urbana pretende mobilizar e atrair o público local e visitante do festival Sonnenfest e Kinderfest e também prestar uma homenagem a própria história arquitetônica da cidade mais alemã do Brasil.

 

Ver todas as notícias

Circulo SA, Pomerode, Santa Catarina