COLOMBIAMODA : BRASIL MARCA PRESENÇA COM APOIO DO TEXBRASIL

18/08/2025

Por meio do apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a participação brasileira na Colombiamoda foi encerrada com resultados positivos  e com boa receptividade do público internacional.

Realizada de 29 a 31 de julho, em Medellín (Colômbia), a principal feira de moda da América Latina teve como tema central “Co-criação que inspira”, destacando a colaboração como fator de desenvolvimento para o setor. Em sintonia com esse conceito, as marcas brasileiras apresentaram coleções que aliam identidade e personalidade.

O Brasil esteve representado por 11 marcas do setor de vestuário, selecionadas e apoiadas pelo Texbrasil. A participação teve como objetivo ampliar oportunidades comerciais no mercado latino-americano e contribuir para o fortalecimento da moda nacional no cenário internacional.

Durante os três dias de evento, as empresas brasileiras realizaram 311 contatos comerciais, que resultaram em USD 225 mil em negócios imediatos e uma expectativa de USD 1,09 milhão em negociações futuras. Os números refletem o potencial da Colombiamoda como espaço de geração de negócios e visibilidade para o setor.

“A Colombiamoda tem sido uma oportunidade importante para ampliar conexões comerciais e apresentar a diversidade da moda brasileira em um mercado com grande afinidade cultural. A participação das marcas é resultado de um trabalho conjunto de preparação e acompanhamento que seguimos desenvolvendo ao longo de todo o ciclo do programa”, destaca Letícia Kamei, da área de Promoção Comercial do Texbrasil.

As empresas participantes também destacaram os impactos positivos da ação:

“A participação da Rovitex na Colombiamoda 2025 foi preponderante para a continuidade de nosso projeto de expansão das marcas para os mercados da América Latina. A feira colaborou em muito para abertura de novos clientes, principalmente na América Central, e vem sendo um trampolim para o reconhecimento de nossas marcas no território colombiano.”
Daniel Fernando Batista, Gerente de Exportação – Rovitex

“A feira Colombiamoda 2025 foi uma ótima surpresa, tanto pelos contatos realizados quanto pela grandiosidade do evento — uma excelente vitrine que nos possibilitou atingir exatamente o público que procurávamos.”
Lucas de Oliveira Nogueira, Analista de Exportação – APA Confecções

“Participar da Colombiamoda 2025 foi uma excelente oportunidade para fortalecer nossa presença na América Latina. A feira proporcionou conexões estratégicas com players do mercado colombiano e ampliou a visibilidade internacional do Grupo Kyly!”
— Daiane Cettolin, Gerente de Exportação – Grupo Kyly

“Foi a primeira vez que a Maryssil by Larissa Minatto participou da Colombiamoda, e nossa experiência foi muito positiva. Realizamos mais de 40 contatos em três dias de feira, com pedidos efetivados no evento e prospecções futuras. A feira também foi ótima no quesito posicionamento de marca, já que havia um número grande de compradores de diversos países. Para nós, foi um sucesso!”
— Fabio Lehn – Maryssil by Larissa Minatto

“Participar da Colombiamoda foi uma experiência extremamente enriquecedora para nossa equipe. Tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho a um público diversificado e exigente, além de fortalecer conexões com parceiros internacionais e abrir novas possibilidades de negócios. A feira reafirmou o potencial da moda latino-americana e nos inspirou a continuar inovando com propósito, autenticidade e qualidade. Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse movimento.”
Sonia Imianowsky, Gerente de Exportação – Grupo Cristina

“Colombiamoda foi um evento muito especial para a Camu Camu. Tivemos um fluxo constante de lojistas em nosso estande e contatos muito promissores que devem se concretizar em bons negócios.”
— Regiane – Camu Camu

A Colômbia tem se mostrado um mercado relevante para as empresas brasileiras do setor têxtil e de confecção, com uma localização estratégica e uma cadeia produtiva consolidada. Medellín, sede da Colombiamoda, também abriga a Colombiatex de las Américas, que ocorre anualmente em janeiro no mesmo espaço, o Plaza Mayor.

Enquanto a Colombiamoda é voltada ao vestuário e às marcas autorais, a Colombiatex se dedica à indústria têxtil e de insumos, , reunindo fornecedores e compradores de diversos países da região. A próxima edição acontece em janeiro de 2026, e o Texbrasil já iniciou os preparativos para uma nova participação com foco em negócios B2B.

As inscrições para empresas interessadas em participar serão abertas em breve. Acompanhe os canais oficiais do programa para mais informações.

Antes da feira, o Texbrasil também promoveu uma preparação estratégica às empresas participantes, com ações de orientação mercadológica, promoção comercial e suporte técnico. O acompanhamento continua no pós-evento com foco na consolidação das oportunidades geradas.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.