Colombiatex 2018: edição histórica tem perspectiva de USD 18,7 milhões em negócios
Colombiatex 2018: edição histórica tem perspectiva de USD 18,7 milhões em negócios Entre os dias 23 e 25 de janeiro, a cidade de Medellín (Colômbia) sediou a 30ª edição da Colombiatex de las Américas, uma das principais feiras de tecidos e insumos para o mercado de confecção na América Latina. O Brasil, país homenageado desta edição, marcou presença com uma das maiores delegações da história, composta por 40 empresas de componentes, maquinários e tecidos.
As companhias fazem parte dos projetos de internacionalização da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) — todos realizados em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O grupo de 28 empresas têxteis brasileiras que foram para a Colombiatex, todas participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), apresentou seus lançamentos durante os três dias de evento e fechou negócios no valor de USD 12,7 milhões. As expectativas de negócios para os próximos 12 meses também seguem prósperas: USD 18,7 milhões.
De acordo com o diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone, um dos grandes atrativos desta edição foi a grande visibilidade do Brasil em um momento-chave do ponto-de-vista das exportações. “A entrada em vigor do novo acordo entre o Mercosul e a Colômbia abriu muitas possibilidades que incentivam o crescimento de ambos os mercados têxteis. E nesta edição conseguimos aproveitar cada uma delas”, conta.
Para Thiago Guerini, da equipe de exportação do Grupo Rosset, a feira foi excelente. “Tanto no quesito das oportunidades de negócios quanto na audiência, a Colombiatex deste ano foi ótima”, conta. E acrescenta: “o evento tem uma influência regional interessante, proporcionando a oportunidade de realizarmos muitos contatos”, conta.
Atividades
Além proporcionar fechamentos de negócios e o fomento de contatos, a edição de 2018 da Colombiatex também contou com diversas atividades que ficarão para a história do evento. No primeiro dia da feira, os organizadores do evento, homenagearam a Abit por ser um dos parceiros mais antigos da Colombiatex. Durante uma cerimônia, Rafael recebeu uma placa que representa a gratidão pela parceria.
Também foi no primeiro dia que aconteceu a coletiva de imprensa, com participação de porta-vozes da Abit, Abimaq, Assintecal e Apex-Brasil e a presença da imprensa internacional, além de um coquetel para convidados. Ambas atividades ocorreram no estante institucional do Brasil.
Já no segundo dia, compradores, empresários e profissionais da imprensa tiveram a oportunidade de conferir o “Conversatório Brasil: Oportunidades y perspectivas futuras”, um bate-papo para convidados concedido pela delegação brasileira que foi um verdadeiro sucesso de público. Durante a mesa redonda, porta-vozes das entidades debateram o futuro da manufatura, o novo acordo do Mercosul com a Colômbia e as tendências da indústria 4.0.
Em todos os dias da feira houve ainda desfiles com criações dos estilistas Heloisa Faria e Rober Dognani e curadoria de André Hidalgo, da semana de moda Casa de Criadores. Os looks foram produzidos com insumos de 25 das 28 empresas brasileiras que participam do evento com o apoio do Texbrasil e deram o que falar.
Segundo a Diretora de Negócios da têxtil Dalutex, a concepção do vestido criado pela Heloisa Faria com o material da empresa superou todas as expectativas: “O look ficou fantástico, estamos muito orgulhosos e felizes com o resultado. Também amamos o desfile, de extremo bom gosto e bem organizado, um verdadeiro show”, conta.
Confira as empresas que participaram da delegação brasileira na edição de 2018 da Colombiatex:
MÁQUINAS
- AUDACES AUTOMAÇÃO
- CASTILHO MÁQUINAS TÊXTEIS LTDA
- COMELATO RONCATO
- DELTA EQUIPAMENTOS
- INARMEG
- ORIZIO
- SOCIOTEC IND
- VIRTUAL LOOM
- WEKO
TÊXTEIS
- TÊXTIL CANATIBA
- CAIMAN TÊXTIL
- COMPANHIA INDUSTRIAL CATAGUASES
- COVOLAN TÊXTIL
- CEDRO TÊXTIL
- DALILA TÊXTIL
- DALUTEX
- EXPOR MANEQUINS
- TÊXTIL FARBE
- FIORELLA
- HUDTELFA
- INCOTEXTIL
- TÊXTIL J.SERRANO
- LA ESTAMPA
- NICOLETTI TÊXTIL
- PARAMOUNT TÊXTEIS
- RVB MALHAS
- ROSSET GROUP
- SALOTEX
- SANCRIS
- SANTACONSTANCIA
- SANTANA TEXTILES
- SANTANENSE
- SANTISTA
- SOUTEX TÊXTIL
- LINHAS TRICHÊ
- VICUNHA TÊXTIL
- MALHAS WILSON
COMPONENTES
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de mais de 15 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
abit, Apex-Brasil, Colombiatex, texbrasil