Colombiatex 2018: Texbrasil leva 28 empresas ao evento e projeta boas perspectivas de negócios

18/01/2018

 

whatsapp-image-2018-01-23-at-18-52-45

A Colômbia tem sido um grande mercado da indústria têxtil brasileira. Em 2017, por exemplo, o país foi o 9º maior destino das exportações do Brasil, com aproximadamente USD 30 milhões – esse valor representa cerca de 2% do total importado pelo país. É neste contexto que o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), criado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), levará um grupo de 28 empresas para a Colombiatex 2018, feira realizada em Medellín de 23 a 25 de janeiro.

 

As companhias irão apresentar suas inovações e lançamentos em insumos e tecidos para roupas íntima, esportivas de praia, casuais e jeanswear, entre outras.  Esse é o primeiro ano em que os empresários poderão aproveitar a presença no evento para se beneficiar da entrada em vigor do novo acordo entre o Mercosul e a Colômbia, que traz maior competitividade para os produtos brasileiros, incentivando o crescimento do mercado em itens de moda, especialmente produtos feitos em denim.

“A Colômbia é um dos países mais importantes para a indústria têxtil brasileira. Por esta razão, a participação das empresas na feira Colombiatex está aumentando. Nesta ocasião, haverá 28 empresas que representam de forma bastante completa a nossa produção de têxteis e insumos para o setor de vestuário, buscando expandir as oportunidades de negócios com empresários colombianos “, diz Lilian Kaddissi, Gerente Executiva do Programa Texbrasil.

 

Excelentes perspectivas futuras

De acordo com dados projetados para 2018 pela Anif (Associação Nacional de Instituições Financeiras), a previsão de produção real da indústria têxtil colombiana crescerá 1,4%. Por outro lado, uma pesquisa de mercado também mostra que 95% dos empresários do setor acreditam que, em curto prazo, a indústria se manterá estável, mas em médio e longo prazo, o governo colombiano terá o cuidado de recuperar o setor, tornando prioritário melhorar a eficiência tecnológica e operacional através do programa “Planejar aumentar a produtividade e o emprego”.

 

O Texbrasil apoia seus participantes na Colombiatex há 16 anos. A presença do Brasil na feira ainda inclui mais 12 empresas de componentes e máquinas participantes dos projetos Brazil Machinery Solutions, da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), e ByBrasil, da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).

Confira abaixo a lista completa das empresas do Texbrasil que estarão no evento:

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de mais de 15 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

abit, Apex-Brasil, texbrasil