Colombiatex 2019: delegação brasileira de empresas têxteis e de máquinas apresentam ótimos resultados na feira latino-americana
Entre os dias 22 e 24 de janeiro, a cidade de Medellín (Colômbia) sediou a 31ª edição de uma das feiras mais importantes de tecidos e insumos para o mercado de confecção da América Latina, a Colombiatex de Las Américas. A delegação brasileira marcou presença no evento com 39 empresas de tecidos, insumos para confecção e máquinas para processos produtivos dos Programas Texbrasil e Brazil Machinery Solutions — parcerias entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ABIMAQ (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos) com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –, que apresentaram seus mais lançamentos ao público e compradores colombianos.
As 30 participantes do Programa Texbrasil na feira realizaram mais de USD 6,7 milhões em vendas durante os três dias. As expectativas para os próximos 12 meses são as melhores: segundo as empresas, vão bater os USD 58,7 milhões. Já as nove empresas do Brazil Machinery Solutions registraram mais de USD 2 milhões, entre negócios imediatos e futuros para os próximos doze meses.
De acordo com o diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone, um dos atrativos desta edição foi o conteúdo sobre a indústria 4.0 brasileira divulgado durante o evento por meio de um parceria com o Senai São Paulo e o Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil). No estande do Brasil aconteceu exposição sobre as tecnologias dessa manufatura avançada, além de um tour virtual por uma planta inovadora.
“Com essa ação nós mostramos à Colômbia que somos um hub de desenvolvimento de tecnologia avançada para o setor. Tivemos a oportunidade ainda de realizar uma troca intensa de informação e conhecimento. Foi muito bom ver os dois países em sinergia não só nos negócios, uma vez que nossas balanças comercias são balanceadas e complementares, mas também no ensino e na inovação”, ressalta.
“Trata-se de uma inovação pela qual o consumo, a produção e a entrega de produtos de moda são quase 100% automatizados em função de novas tecnologias. Com a Planta de Confecção 4.0, demonstramos, na prática, o conceito de utilização de dados e inteligência artificial para a produção totalmente automatizada, por meio de sensores que monitoram todos os processos em um exemplo de conectividade e integração”, explica a diretora executiva de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes. “A Audaces, empresa de automação industrial para a indústria têxtil, associada ao Programa BMS, foi quem desenvolveu e disponibilizou sensores e software para a realização dessa experiência interativa com o espelho virtual”, destaca.
Já no âmbito de máquinas e acessórios voltados para a indústria têxtil, o Brasil tem sido referência na América Latina, em função da qualidade, tecnologia e competitividade apresentadas. “O Pavilhão do Brazil Machinery Solutions recebeu importadores de vários países e as vendas e prospecções do setor foram realizadas com compradores diretos, distribuidores e representantes de indústrias da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Peru e Venezuela”, conta a executiva.
O público da feira também conferiu dois desfiles por dia no estande do Brasil. André Hidalgo, coordenador do evento autoral Casa de Criadores, reuniu três talentos — Renata Buzzo, Tom Martins e Alex Kazuo — para desenhar e confeccionar looks com tecidos e insumos de empresas brasileiras. Na passarela, 27 modelos desfilaram as últimas tendências da indústria por meio dos looks conceituais dos estilistas.
Para o coordenador de marketing da Vicunha, Francisco Gonzalez, o desfile foi um verdadeiro sucesso: “nosso look foi assinado pela Renata Buzzo, uma estilista talentosa adepta do lifestyle vegano. Ela usou a nossa linha sustentável Absolut Eco, perfeito para o shape mais volumoso que criou. Adoramos o resultado do trabalho dela e de toda a equipe”.
Confira abaixo a relação das empresas da delegação do Brasil na feira:
Participantes o Texbrasil:
Cataguases;
Covolan Têxtil;
Rosset;
Sancris Linhas, fios, zíperes;
Santanense;
Cedro Têxtil;
Malhas RVB;
SantaConstancia;
La Estampa Tecidos & Artes;
Linhas Trichê;
Hudtelfa;
Santista;
Paramount;
Indústria Denim Canatiba;
Manequins Expor;
Vicunha Têxtil;
Nicoletti Têxtil;
Incotex;
Salotex;
Têxtil J. Serrano;
Dalila Têxtil;
Creora;
MPRO;
Lunelli Têxtil;
Innovativ;
Berlan;
Estrela Aviamentos;
Latina;
Eberle-Mundial;
Pelican Têxtil;
Participantes do Brazil Machinery Solutions:
Audaces;
Orizio;
Castilho;
Censi;
Comelato Roncato;
Delta;
Inarmeg;
SocioTec;
Weko
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente cerca de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros.
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.
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