COLOMBIATEX 2025: BRASIL EM DESTAQUE COM 36 EMPRESAS PARTICIPANTES
De 28 a 30 de janeiro, Medellín será palco da Colombiatex 2025, a principal feira têxtil da América Latina. O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estará presente com um grupo de 36 empresas brasileiras, reafirmando sua posição como a delegação com a maior área ocupada no evento.
O Brasil, reconhecido como o quinto maior produtor têxtil do mundo, se destaca por sua cadeia produtiva completamente integrada, desde as matérias-primas até o produto final. Em 2024, as vendas do Brasil para o mercado colombiano totalizaram US$ 56,5 milhões, registrando um crescimento de 17,5% em valor em relação a 2023 e representando mais de 6% do total exportado do segmento. Na última edição da Colombiatex, as empresas brasileiras alcançaram resultados expressivos, com mais de US$ 10 milhões em negócios realizados e expectativas de US$ 95 milhões em negociações futuras.
A delegação brasileira trará para a feira uma ampla gama de produtos, incluindo tecidos planos de algodão, filamentos de elastano e tecidos não tecidos, com destaque para soluções inovadoras e sustentáveis. Entre as 36 empresas participantes estão: Sancris Hilos y Cierres, Paranatex Têxtil, Cedro Têxtil, Dalila Ateliê Textil, Canatiba Têxtil, Santaconstancia, Kalimo, Latina Têxtil / Diklatex, Capricórnio Têxtil, Kirimurê Brasil Joyas, Linhas Trichê, Cardenas, Spa Têxtil, Cataguases, Malhas Menegotti, Pantextil, Lunelli Têxtil, Covolan Denim, Lycra, FB do Brasil, Hyosung, Santista, Brand Têxtil, Fabril Mascarenhas, Coltex Têxtil, Moltec Brasil, Texneo, Vicunha Têxtil, Rovitex, Incofios, Fiorella, Doptex, Beatriz Têxtil, Estrela Aviamentos, Siderquimica e Cofratec.
A superintendente de projetos do Texbrasil, Lilian Kaddissi, reforça a importância do mercado colombiano: “Colômbia é um mercado estratégico para a indústria brasileira, não apenas pela proximidade, mas pelo potencial de negócios e a forte presença de confeccionistas e fabricantes que buscam soluções inovadoras. Estamos confiantes em superar os resultados da edição anterior e fortalecer ainda mais nossa presença na região.”
O evento, que reúne compradores e profissionais de toda a América Latina, será uma vitrine para a inovação, tecnologia e sustentabilidade das empresas brasileiras. A delegação do País contará com espaços exclusivos na feira e um estande institucional, apresentando tendências e novidades para os visitantes.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades entre os setores econômicos do país. Representa a força produtiva de 23,6 mil empresas instaladas em todo o território nacional, que empregam mais de 1,33 milhão de trabalhadores e geram um faturamento anual de R$ 193,3 bilhões (dados de 2023). O setor têxtil e de confecção brasileiro é a quinta maior indústria têxtil do mundo.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
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