Com o AWAKE, ApexBrasil leva marcas brasileiras de moda sustentável para expor na Itália, durante a Semana de Moda de Milão

10/09/2024
De 18 a 20 de setembro, 20 designers nacionais estarão em Milão participando do Awake, evento inédito criado pela Agência para promover produtos da moda criativos, inovadores e socio e ambientalmente conscientes  

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai realizar, neste mês de setembro, durante a Semana de Moda de Milão, o evento Awake, uma celebração imersiva da moda brasileira criativa, inovadora e sustentável. Com o apoio das curadorias ADN Reset e Métier Tropical, 20 designers brasileiros emergentes, inovadores, de todas as regiões do Brasil e que atuam dentro dos parâmetros da sustentabilidade, foram selecionados para participar da ação, que é inédita e contará com desfiles, rodadas de negócios e exposição interativa. O evento vai ocorrer entre os dias 18 e 20, das 9h às 18h, no Terrazza Martini, Piazza Diaz, Milão, conhecida como a capital mundial da moda e do design.

“Esse é um trabalho que a gente quer que cresça muito no Brasil. Resolvemos fazer um projeto diferente, que atinja o país inteiro. Dá mais trabalho, mas é o que eu chamo de busca ativa. Identificamos os que não são visíveis, mas que estão fazendo um trabalho muito interessante e, com isso, já os conectamos direto com a Semana de Moda de Milão, que é uma grande referência para o mundo”, explicou Jorge Viana, em entrevista exclusiva à ELLE Brasil.

Dedicada a promover os produtos e serviços brasileiros em todo o mundo, bem como atrair investimentos estrangeiros diretos, desde o início da gestão do presidente Jorge Viana a ApexBrasil tem defendido princípios que priorizam uma gestão ambiental e socialmente responsável, alinhada aos princípios ESG (ambiental, social e de governança).  Tais princípios foram norteadores para a seleção dos designers participantes do Awake, comprometidos com a governança ambiental e social. No evento, as 20 marcas apresentarão de 12 a 15 peças meticulosamente trabalhadas, que incorporam a moda ecológica e socialmente consciente, estabelecendo uma referência para o setor.

“O design brasileiro sempre se destacou por sua ousadia e criatividade, seja na moda ou na arquitetura. Desde as icônicas estruturas modernistas de Oscar Niemeyer até o vibrante e inovador cenário da moda, a influência do Brasil é inegável”, afirmou Daniela Russo, fundadora da Metier Tropical.  “É por isso que o Awake é mais que um evento, é um movimento que celebra a criatividade e a resiliência dos designers brasileiros”. Daniela explica que o objetivo é mostrar o talento e a criatividade excepcionais que o Brasil tem a oferecer e, ao mesmo tempo, enfatizar a importância da responsabilidade ambiental e social na moda. “Desde a década de 50, o design brasileiro tem estado na vanguarda da inovação, combinando um rico patrimônio cultural com tendências contemporâneas”, reforça Daniela.

Dentre os principais objetivos do evento, estão a promoção de um consumo consciente; apoio a práticas sustentáveis; educar e informar; e comercializar produtos responsáveis. A partir da ação, a ideia é inspirar pessoas a adotarem hábitos de compra conscientes, reconhecendo o impacto de suas escolhas no meio ambiente e na sociedade. Por meio do Awake, a ApexBrasil pretende apresentar e endossar produtos e práticas que sejam ecologicamente corretos e socialmente sustentáveis, além de oferecer um mercado atacadista para produtos que atendam aos mais altos padrões de produção, design, sustentabilidade e responsabilidade social.

Ao promover uma comunidade dedicada a esses princípios, o Awake pretende liderar o movimento global em direção a um futuro mais sustentável e socialmente responsável.

Programação

Durante o evento, o público será cativado pelas coleções de designers promissores, com peças que refletem o espírito vibrante e a inovação de ponta, sinônimos da moda brasileira. Além da experiência, uma apresentação multimídia com várias telas e minidocumentários fará com que os convidados mergulhem ainda mais nas histórias por trás dos designs e no compromisso dos designers com a sustentabilidade. O Awake também celebrará as diversas influências culturais que inspiram a moda nacional, desde a herança indígena até os estilos urbanos contemporâneos. Essa fusão de tradição e inovação cria um cenário de moda único, rico em história e voltado para o futuro.

Conheça as 20 marcas participantes do Awake

Alexandre Pavão; Alina Amaral; Atelie TRANSmoras; Augusta; Barbara Muller; Bela Brand; Catarina Mina; Cura; Dindi; Flavia Amadeus Acessórios; Flavia Aranha; Jordana Rocha; Lahara Brand; Leafy; Maria Pavan; Marina Bitu; Maurício Duarte; Min RJ; Murmaid; e The Paradise.

Sobre a ADN Reset

No vibrante e sempre em evolução mundo da moda, a ADN Reset se destaca como um farol de sustentabilidade e inovação. Esse marketplace não é apenas uma plataforma; é um movimento dedicado a transformar o setor, enfatizando práticas ambiental e socialmente responsáveis. A missão da ADN Reset vai além do comércio – trata-se de criar um mundo mais satisfatório e duradouro.

A história da ADN Reset e do Awake é de colaboração e visão compartilhada. Trata-se de reconhecer a importância das práticas sustentáveis na moda e defender aqueles que estão liderando o processo. Juntos, eles estão redefinindo o que significa estar na moda no século XXI, estabelecendo novos padrões para o setor e inspirando outros a seguirem o exemplo.

Sobre a Métier Tropical

A Métier Tropical está na vanguarda da promoção da moda brasileira no cenário internacional. Com a missão de elevar e apoiar o talento brasileiro, a Métier Tropical tem o compromisso de fazer a ponte entre a narrativa de moda exclusiva do Brasil e o mercado global. Seu compromisso é orientar as marcas em todas as etapas do negócio da moda, desde a curadoria de coleções para atender à experiência e às necessidades dos compradores até o apoio à promoção quando as coleções chegam aos principais varejistas de moda do mundo. O foco em práticas ambiental e socialmente responsáveis ressalta sua dedicação em promover um futuro sustentável para a moda.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção  comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços  brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de  negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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