Confira a história da Sol Sports, que leva espírito aventureiro brasileiro para o mundo com a ajuda do Texbrasil

14/04/2021

A Sol Sports, marca de vestuário com foco em peças esportivas, entrou no Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — em 2018, com o objetivo de ampliar seu mercado internacional.
Com a ajuda do Programa, conseguiu aumentar ainda mais sua visibilidade no mercado europeu e hoje tem representantes em 72 países.

A marca é parte da Sol Paragliders, uma das líderes no mercado de parapentes. A empresa começou sua história em 1992, ainda como “Fun Gliders”. Apenas dois anos depois, iniciou o processo de exportação, por meio de private label. Em 1994, a Sol passou a exportar com marca própria para as Américas, e em 1999 ampliou sua atuação para o resto do mundo.

Já em 2011, a Sol lançou a Sol Sports, que em 2018 ingressou no Texbrasil. De acordo com a responsável pela área de relações internacionais da marca, Patrícia de Souza, apesar de já ter um sólido histórico de exportação, a empresa optou pelo apoio para ampliar sua divulgação internacional. “O Programa veio para dar mais força para a internacionalização da marca”, acredita.

Um dos objetivos da Sol ao entrar no Programa era participar da Coupe Icare, maior festival de voos livres do mundo, realizado em Saint Hilaire, na França. “É um momento importante. A feira reúne mais de 100 mil pessoas e 90% do público é da Europa, um mercado-alvo forte nosso”, afirma Ary Carlos Pradi, sócio administrador da empresa.

A Coupe Icare reúne amantes de esportes aéreos, bem como compradores e fabricantes do ramo, tornando-se a plataforma ideal para ampliar a presença internacional da Sol. “Com o apoio do Programa Texbrasil, conseguimos maior visibilidade para nossa marca dentro da feira”, afirma Patrícia.

“Além disso, queremos aproveitar o conhecimento de mercado da área de inteligência do Texbrasil e alcançar nosso maior objetivo, que é aumentar nossas exportações para a Europa e os Estados Unidos”, comenta Ary.

Como consequência desse exitoso processo, hoje os produtos da Sol são usados em todos os países do mundo onde se pratica o parapente. Só no negócio de parapente, a exportação representa 30% dos negócios da marca, enquanto no vestuário significa 5% do faturamento.

Mesmo com a longa e sólida história, a Sol segue alçando novos voos, e pode contar com o Texbrasil para chegar mais longe.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 4,4 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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