Confira os destaques da 37ª edição da Casa de Criadores
Encerrando o calendário de moda paulistana, a Casa de Criadores apresentou coleções de primavera/verão 2016 entre os dias 22 e 24 de abril, no Ginásio do Pacaembu, zona oeste da capital. Em paralelo aos desfiles, vídeos e happenings que marcaram a nova fase do evento, ocorria o Lições da Casa, série de palestras sobre moda, criação e mercado.
Com nomes nomes de peso como João Pimenta, Fábia Bercsek, Karin Feller, Dudu Bertholini, Marcelo Sebá, entre outros, o ciclo de palestras ficou marcado por uma plateia afiada e com extenso conhecimento em moda: perguntas provocativas permearam todas as discussões, e iam desde o papel da moda para legitimar a questão de gênero até a extensão do mercado de trabalho e a dificuldade em se posicionar em um ambiente ora competitivo, ora injusto. Outro ponto alto do evento foi a maior divulgação da moda inclusiva e a necessidade de se pensar diferente para um público não tão explorado em termos de criação de moda.
Das marcas que exibiram suas coleções na Casa de Criadores, estavam Diego Fávaro, do Projeto LAB, que se inspirou na moda japonesa e atraiu todos os olhares para seus tênis que brilhavam no escuro. Weider Silveiro, também no primeiro dia, desfilou uma coleção 80% feita à mão, com aplicações de brilho e miçangas no crochê. No segundo dia, Fernando Cozendey, como sempre, trouxe a diversidade às passarelas, com modelos trans e drag queens, vestindo peças de lycra com estampas inspiradas em cirurgias plásticas. O dia também foi marcado pela volta de Fabia Bercsek, que não desfilava desde 2010. A estilista, em parceira com a marca de sapatos Cravo & Canela, lançou um tênis exclusivo durante o desfile.
O terceiro dia contou com desfiles de duas marcas participantes da BtoBE (Brazilians to Be), incubadora de moda do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos): Karin Feller e Gralias. Karin, reconhecida por suas criações autorais e por suas ilustrações, baseou-se no clima de férias e no mês de janeiro para sua coleção. A estilista, que tem o apoio da Vicunha Têxtil para compor suas peças, apostou em estampas com animal print, estrelas do mar e até um mix das duas em alguns modelos. Utilizando looks leves e combinando texturas para deixar as peças mais estruturadas, a designer de moda destaca o brim Ypoá da Vicunha – utilizado em grande parte da coleção. “Já venho utilizando esse tecido em meus últimos desfiles, pois o considero muito versátil, estruturado, com brilho opaco, proporciona um acabamento excelente e torna mais fácil a produção na fase de costura”, afirma.
Já Julia Guglielmetti e Grazi Cavalcanti, da Gralias, fizeram uso de expressões idiomáticas para direcionar a primavera/verão 2016 da marca. A apresentação contou com um desfile, presença da bateria da escola de samba Tom Maior e uma performance de uma bailarina e de um artista com perna-de-pau. Termos como “engolir o sapo” e “acertar na mosca” foram transformados em estampas literais nas peças da brand, que agora cria modelos masculinos e até para pets.
Confira mais fotos do evento acessando nosso flickr.
A próxima edição da Casa de Criadores ocorrerá em seis meses. A 5ª edição do Lições da Casa também está confirmada.