Congelamento substitui lavagem no jeans da Cantão
A busca por imprimir um diferencial em sua linha de jeans fez a marca carioca Cantão – que integra o grupo de participantes do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – investir em peças que considera sustentáveis com o lançamento da linha Jeans Cool. A nova calça da empresa vem acompanhada de uma embalagem especial para ir ao freezer, economizando a água da limpeza depois do uso.
A peça, com modelagem skinny, foi desenvolvida com lavagem amaciada que consome até 75% menos água em seu processo de fabricação, diz a empresa. E para economizar água também na casa do consumidor, a peça vem acompanhada de uma embalagem plástica especial para que, após o uso, em vez de ir para a máquina de lavar, a peça seja colocada no freezer. “A ideia é limpar a roupa sem precisar utilizar água nesse processo, deixando a peça livre de bactérias e permitindo que as fibras do jeans durem ainda mais tempo”, afirma a estilista sênior de jeans e sarja da Cantão, Mariana Santana.
Segundo ela, foram feitos alguns testes que indicaram que o congelamento de, no mínimo, 24 horas diminui consideravelmente os odores e, ao longo do tempo, deixa a peça mais macia, “além de preservar a tonalidade original da calça”, ressalta. Manter a calça no freezer não elimina manchas de sujeira, mas economiza nas lavagens. Mariana conta que para produzir a linha Jeans Cool, a Cantão usa denim da Covolan, também participante do Texbrasil, cujo tingimento consome 40% menos água no processo e 75% menos produtos químicos, além de o fabricante reaproveitar a água usada na produção, reforça a estilista. O tecido possui o selo BCI (Better Cotton Initiative), de algodão cultivado de forma sustentável, com menos pesticidas e segundo relações justas de trabalho e desenvolvimento social.
A marca, especializada em moda feminina, foi fundada em 1967 e tem fábrica no Rio de Janeiro. Lança quatro coleções por ano, com 600 modelos por coleção entre denim, malha e sarja. A empresa conta com 16 lojas próprias de varejo, 40 franquias e atende mais de mil multimarcas em todo o país; além de exportar para países como Austrália, Portugal, Espanha, Japão, Emirados Árabes e Estados Unidos.
abit, Apex-Brasil, Cantão, Covolan, Denim, sustentabilidade, texbrasil