Congresso Abit 2018 reúne mais de 350 profissionais do setor para debater o futuro das pessoas na era da transformação digital
Nos dias 17 e 18 de outubro, aconteceu em São Paulo a 3ª edição do Congresso Internacional Abit com o tema “Pessoas: transformando e sendo transformadas na era digital”. Realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o evento recebeu o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Associação e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O presidente da Abit, Fernando Pimentel, abriu a programação destacando a importância de qualificar os colaboradores da indústria. “O evento é uma oportunidade para discutirmos o futuro que juntos estamos construindo para o setor têxtil e de confecção”, enfatizou. “Entre outros pontos, vamos debater como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento das empresas e das pessoas”, completou. Na ocasião, também estiveram presentes o ministro Marcos Jorge de Lima, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Bruno Covas, prefeito de São Paulo; Flavio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); Juan Quirós, presidente da SP Negócios, presidente emérito da Abit e vice-presidente do CIESP; Rafael Cervone, que é diretor executivo do Texbrasil e representou a FIESP, e Christiano Braga, coordenador de projetos setoriais da Apex-Brasil, entre outras autoridades.
Temas abordados
Com a presença de mais de 350 profissionais do setor, o evento apresentou debates sobre o papel da tecnologia na indústria têxtil, as mudanças no ambiente corporativo e as transformações enfrentadas pelo mercado. Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company neste ano e apresentada pela executiva Ana Karina Dias na palestra de abertura apontou que no Brasil 15,7 milhões de trabalhadores devem ser afetados pela automação. Para 70% da força de trabalho, segundo a McKinsey, cerca de um terço das suas funções serão automatizadas.
A programação teve cerca de 20 palestrantes, incluindo nomes como Anthony Knopp, do Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA); Naira Bonifácio, da SCIBr Foundation (EUA); Yves Gloy, do Instituto de Pesquisa Têxtil da Saxônia (Alemanha); Ana Inés Basco, do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID (EUA), Paulo Correa, da C&A; Bruno Jorge Soareas, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Caio Infante, da TMP Worldwide e Hassan Callegari; da Love Mondays; entre outros.
O Congresso Internacional Abit contou com patrocínio do Senai/Cetiqt, Capricórnio, Correios, Lycra, Rhodia, Riachuelo, Santanense, Santista S/A, Vicunha, Abrafas, Abrapa, Canatiba, Cedro, Corttex, Dohler, FCEM, Informa Exhibitions, Rosset, Sinditextil – SP, Trutzschler, Unifi, Anea, Focus Têxtil, Golden Technology, Paramount, RM2 Gráfica, SCMC, SPG Prints, TBM, Tecidos Constâncio Vieira, Alpina Têxtil, Dini Têxtil, Hondatar Advogados, Jolitex, Lectra, Grupo Lunelli, Saltorelli, Sancris, Tremembé Indústria Química.
Clique aqui para ver todas as notícias e painéis.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.