Conheça o novo Convênio do Texbrasil
A Abit realizou, em agosto, mais um “Conversa Aberta”, encontro virtual, quinzenal e transmitido ao vivo pelo YouTube. O bate-papo teve como tema central a renovação do Convênio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Fernando Pimentel, presidente da Abit, abriu o encontro ressaltando a importância dessa parceria. “Para conquistar o mundo é preciso ter estratégia, conhecimento e informação, além de introjetar tudo isso nos planos de negócios das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Ser competitivo lá fora significa que você será ainda mais competitivo no mercado interno. E nesse sentido temos no Texbrasil uma história de sucesso: uma parceria público-privada com mais de 20 anos, com a assinatura do primeiro Convênio junto à ApexBrasil em 2001. Estamos iniciando agora o 12º Convênio, celebrando números muito vistosos”.
O Programa atendeu nos últimos 21 anos mais de 1,6 mil empresas. Dessas, cerca de 370 são acompanhadas atualmente, divididas entre micro e pequenas (45%), médias (25%) e grandes (30%). Ao longo dos últimos 11 Convênios, foram realizadas 50 prestações de contas. O Texbrasil ajudou as empresas a gerarem 35 mil empregos e exportarem mais de U$ 9,7 milhões em produtos, equivalente a 56% do total de exportações brasileiras do segmento. Os negócios realizados em 468 feiras internacionais somam U$ 443 milhões. Foram convidados 1.416 compradores internacionais e 1.330 jornalistas para visitarem os eventos do setor no Brasil, fomentando os negócios e a imagem da moda brasileira.
“Sem algo estruturado não vamos a lugar algum. Se é bom vender para 212 milhões de brasileiros, melhor ainda é ter a possibilidade de vender para 7 bilhões de clientes no mundo”, acrescentou Pimentel.
“Todos esses números dão uma noção e endossam o Projeto para que possamos seguir para o futuro. O 12º Convênio possui vigência até julho de 2024 com valor total de R$ 36 milhões, sendo 21,4 milhões de verba da ApexBrasil e 14,6 milhões da contrapartida”, apontou Lilian Kaddissi, Gerente Executiva do Programa Texbrasil. “Queremos fortalecer o Texbrasil como ponte na integração das pontas, assim como ampliar a reputação de especialista em exportação e internacionalização de empresas e produtos brasileiros”, concluiu.
“Sabemos o desafio que é exportar e ser competitivo no mercado internacional. É uma trilha de conhecimento para as empresas, partindo do momento em que ainda não exportam, até a conquista de novos mercados e internacionalização. Por isso, é fundamental termos um leque de opções para ajudarmos as marcas em cada etapa. Vemos ano a ano, projeto a projeto, mais empresas participando, maior número de exportações brasileiras, novos mercados sendo ampliados”, comemorou Maria Paula Sobral Velloso, Gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.
“O Texbrasil tem uma visão estratégica muito clara: o Programa procura ser um hub acelerador do mercado têxtil e de moda para o mundo. Começamos esse novo Convênio muito mais otimistas por conta da retomada dos eventos presenciais, mas também absorvemos muito aprendizado frente aos desafios impostos pela pandemia, então agora nosso objetivo é ampliar e intensificar as atividades inovadoras, como as ações de negócios digitais e e-commerce, além de ações de sustentabilidade”, destacou Mariele Lais Christ, Gestora de Projetos Setoriais da ApexBrasil.
Saiba mais sobre o 12º Convênio do Texbrasil:
Objetivos
- Acelerar os negócios internacionais fortalecendo a relação com compradores e despertando desejo nas empresas em participar do Programa;
- Impulsionar uma atuação cada vez mais consultiva e estratégica focada em resultados;
- Facilitar o acesso a mercados internacionais, encabeçando os interesses do grupo em uma atuação ativa com players internacionais;
- Reforçar proposta de valor, como autoridade no assunto do mercado têxtil e de moda, bem como ajudar a construir a imagem do setor no mercado internacional;
- Promover uma indústria cada vez mais sustentável e sensibilizar os clientes para o assunto;
- Atuar com proatividade, surpreendendo seus mais diversos públicos, com projetos inovadores e gerando novas oportunidades;
- Utilizar a inteligência de dados para integração dos diferentes elos da cadeia.
Mercados-alvo
Estados Unidos, México (América do Norte), Guatemala, República Dominicana, Colômbia, Chile e Peru (América Latina), Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido (Europa) e Marrocos, Coreia do Sul e Austrália (África, Ásia e Oceania).
Plano de Ação
O plano de ação do 12º Convênio do Texbrasil está dividido e organizado seguindo pilares estratégicos: Gestão e Governança; Desenvolvimento; Negócios; Imagem; Sustentabilidade. Saiba mais sobre cada pilar acessando agora a apresentação completa.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
convênio, texbrasil