Conheça os programas governamentais de financiamento às exportações brasileiras
BNDES Exim Pré-Embarque
O BNDES Exim Pré-Embarque é uma linha de financiamento à produção para exportação de bens e serviços que pode ser solicitada por empresas produtoras e exportadoras, de qualquer porte, constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administração no país.
As NCMs do setor têxtil e de confecção contempladas são as descritas no quadro abaixo e devem possuir índice de nacionalização de acordo com os critérios definidos pelo BNDES.
BNDES Exim Pós-Embarque
O BNDES apoia a comercialização, no exterior, de bens de fabricação nacional e serviços brasileiros por meio do produto BNDES Exim Pós-embarque.
Podem participar empresas exportadoras de bens de fabricação nacional e/ou serviços brasileiros, constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administração no país, incluindo trading companies e empresas comerciais exportadoras.
Para o setor têxtil e de confecção, os mesmos produtos do quadro acima estão elegíveis.
Saiba mais: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/BNDES_Exim/
PROEX – Banco do Brasil
O PROEX é o principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços. O Banco do Brasil atua com exclusividade como o agente financeiro da União responsável pela sua gestão.
Criado com o objetivo de conceder às exportações condições equivalente às do mercado internacional, o Programa está disponível em duas modalidades operacionais: financiamento e equalização.
Financiamento
Financiamento direto ao exportador brasileiro ou importador, com recursos financeiros obtidos junto ao Tesouro Nacional. Essa modalidade de apoio está voltada fundamentalmente para o atendimento às empresas com faturamento bruto anual de até R$ 600 milhões.
- Prazo de 60 dias a dez anos. Os prazos são definidos de acordo com o valor da mercadoria ou a complexidade do serviço prestado.
- Parcela financiada – até 100% do valor da exportação para os financiamentos com prazo de até dois anos, e até 85% do valor da exportação nos demais casos.
- Taxas de juros de mercado internacional.
- Pagamento em parcelas semestrais, iguais e consecutivas.
- Garantias – aval, fiança, carta de crédito de instituição financeira de primeira linha ou seguro de crédito à exportação.
Equalização
A exportação brasileira é financiada pelas instituições financeiras estabelecidas no País ou no exterior e o PROEX arca com parte dos encargos financeiros incidentes, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente.
- As características do financiamento (prazo e percentual financiável, taxa de juros e garantias) podem ser livremente pactuadas entre as partes, e não necessariamente devem coincidir com as condições de equalização.
- Prazo de equalização – de 60 dias a dez anos, definidos de acordo com o valor agregado da mercadoria ou a complexidade dos serviços prestados.
- Percentual equalizável – até 85% do valor da exportação.
- Beneficiário da equalização – a instituição financiadora da exportação brasileira.
- Forma de pagamento – a equalização é paga ao financiador por intermédio da emissão de Notas do Tesouro Nacional, da Série I (NTN-I).
Para entender melhor o instrumento e elegibilidade de sua empresa entre em contato com a gerência regional de Apoio ao Comércio Exterior – São Paulo:
Mariane Benetti
Tel: (11)3491-1630
Exportações, Inteligencia Competitiva