Convidados internacionais vivem agenda única de sustentabilidade

04/02/2014

O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira) promovido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizou entre os dias 27 e 31 de janeiro sua segunda press trip “Sustentabilidade na Indústria da Moda Brasileira”. Com o objetivo de apresentar diversas faces da produção sustentável nacional a formadores de opinião internacionais, a agenda incluiu visita à fábrica da Canatiba na cidade de Americana (SP), importante polo de produção têxtil nacional, e à comunidade indígena dos Ye’kuanas em Auaris, (RR), com a qual a grife mineira Auá realiza trabalho de co-criação de coleções.

O grupo internacional contou com a presença de Lucy Siegle (The Guardian e BBC – Reino Unido), Paula Mateus (Vogue – Portugal), Valeria Costa (Harper’s Bazaar – França) e Sergio Villamizar (Agência Colprensa – Colômbia) e foi acompanhado pela editora de moda brasileira Lilian Pacce, que gravou uma edição especial do Programa GNT Fashion. “Com essa ação, acredito que valorizamos os atributos da nossa produção como autenticidade, diversidade e criatividade. Ainda mostramos como a sustentabilidade está presente de diversas formas na nossa moda: seja do ponto de vista ambiental, seja como inspiração ou pelo lado da responsabilidade social. Sem dúvida, sentimos que os convidados viveram momentos inesquecíveis”, comenta o presidente da Abit e diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone, que também esteve com o grupo.

Para os formadores de opinião, a viagem trouxe uma experiência única: “foi maravilhoso e inesquecível passar esses dias com tantas informações de moda e cultura diferentes, e tão perto da natureza”, disse Paula Mateus, editora-chefe da revista Vogue de Portugal. Segundo Lucy Siegle, especialista em sustentabilidade do jornal inglês The Guardian e apresentadora da BBC, a fusão entre cultura e moda resulta em rica expressão cultural. “O trabalho que a Auá faz com os Ye’kuanas é uma importante ferramenta de comunicação e de difusão da cultura e da moda brasileiras”, afirmou. Essa foi a primeira vez que a comunidade indígena recebeu um grupo de visitantes.

Já na fábrica da Canatiba, o grupo teve a oportunidade de conhecer as inovações da empresa para desenvolvimento de processos sustentáveis, que envolvem desde limpeza e purificação da água até a redução do consumo durante os procedimentos de confecção. Lá, os visitantes acompanharam também todo o processo de criação de um jeans, partindo da fibra até chegar ao tecido.

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