Copenhagen Fashion Summit discute futuro da sustentabilidade no setor têxtil e de confecção
A Copenhagen Fashion Summit 2018 aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio na cidade de Copenhague, na Dinamarca, e contou com a presença de quatro empresas brasileiras do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Representantes da Farm, Rhodia, Dellas Lingerie e Hering participaram da missão empresarial à conferência, conhecida por promover debates sobre questões ambientais, sociais e éticas relacionadas à moda e à indústria têxtil e de confecção.
Durante os quatro dias de imersão, os representantes presenciaram discussões atuais e críticas sobre a atuação da indústria. Entre os temas abordados, destaque para a transparência na cadeia de fornecedores e a economia circular. Outro momento importante desta edição foi a palestra da estilista Stella McCartney sobre o preço da sustentabilidade e a divulgação da segunda edição da pesquisa Pulse of Fashion Industry, realizada pela consultoria Boston Consulting Group, que busca mapear o cenário atual da indústria da moda quando ao tema.
Para Luiza Medeiros, da área de sustentabilidade e inovação do departamento de superintendência de políticas industriais e econômicas da Abit, a missão ao Copenhagen Fashion Summit reforça o comprometimento do Programa com a agenda de sustentabilidade na moda. “A edição deste ano foi muito positiva para as empresas exportadoras que nos acompanharam. Além de ter sido uma grande fonte de inspirações, também proporcionou a troca de conhecimento entre os participantes – uma experiência só possível em ambientes ricos de informação”, detalha.
A gestora da Fundação Henring, Amelia Malheiros, reforçou a importância do evento e dos assuntos discutidos: “é uma felicidade enorme poder debater sobre a sustentabilidade em um evento tão grande. Essa é realmente uma oportunidade única”, completa.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).