Crescimento do mercado de luxo é impulsionado pelas gerações mais jovens
A evolução atual do mercado de luxo faz a indústria rever radicalmente suas estratégias. Com o seu poder de influência, as gerações mais jovens, que representam 30% do mercado de luxo, ditam as regras, de acordo com o relatório anual “Worldwide Luxury Market Monitor 2017”, publicado pela Bain & Company em nome da fundação Altagamma, que reúne empresas italianas high-end. Os Millennials sozinhos geraram 82% de crescimento, ou seja, os 12 bilhões adicionais arrecadados pela indústria de luxo para atingir um total de 262 bilhões de euros em 2017.
As marcas passaram a investir em roupas no estilo casual e, com a web, a base de clientes foi ampliada para os que querem vivenciar experiências acima de tudo. Já não se compra um produto como um status, para mostrar que é pertencente à elite, mas para expressar a própria individualidade e valores.
As empresas de luxo precisam criar um diálogo entre inclusão e imersão, que irá substituir o esquema monolítico e elitista do passado. O mercado conta com 20 mil lojas de luxo em todo o mundo. Em 2012, havia uma estimativa de abertura de 1.000 lojas por ano, hoje são cerca de 350. Mas o estudo mostra como a loja permanece sendo um elemento importante para a experiência, com um aumento de vendas de 8% em 2017.
A indústria de luxo continua sendo muito rentável, já que acumulou em 20 anos 350 bilhões de euros em lucros, com um crescimento médio anual de 16% em seu lucro operacional.
Fonte: Fashion Network
Inteligencia Competitiva