Delegação apoiada pelo Texbrasil na Colombiatex 2024 gera US$ 95 milhões em expectativa de negócios

06/02/2024

A edição 2024 da Colombiatex ocorreu entre 23 a 25 de janeiro em Medellín, na Colômbia. A delegação brasileira contou a presença de 42 empresas, sendo 35 delas com o apoio do Texbrasil – (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)

Durante os três dias do evento, o grupo fechou negócios que ultrapassam a marca dos USD 10,3 milhões, com expectativas para a concretização de mais de USD 95 milhões em vendas ao longo do ano. “Esse é um dos eventos mais tradicionais do nosso calendário, e a presença do Brasil tem crescido ano após ano. Além da Colômbia, a feira é um importante polo de negociação com diversos países da América do Sul e tem atraído a presença de compradores mexicanos e norte-americanos”, declarou Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de Projetos da Abit.

A Capricórnio Têxtil afirma que o evento ajudou a marca a expandir a sua atuação para outros países da nossa região. “Até então, exportávamos apenas para clientes da Argentina, mas, na Colombiatex, conseguimos mapear outros potenciais compradores da América Latina, como Peru, Equador e Paraguai”, detalha o diretor comercial Alexandre Correa. O profissional ainda destaca a importância do apoio que recebe do Texbrasil, da Abit e da ApexBrasil, que o ajudou a aumentar a rede de contatos. “Temos a perspectiva de venda de pelo menos 15 artigos de todas as linhas”, comemora.

Outra empresa que trouxe novidades que foram bem-aceitas pelo mercado e que está sempre em busca de soluções inovadoras foi a Nilit “Pudemos apresentar as versões de poliamida mais sustentáveis, como o uso de biomassa como insumo para redução de CO2”, destaca Fabiana Andreoli, diretora de marketing.

A Colombiatex é considerada o principal centro de negócios da América Latina voltado para o segmento têxtil, de máquinas e produtos químicos. Conta com a presença de visitantes, atacadistas, distribuidores, varejistas, representantes de insumos têxteis e de confecção, além da imprensa do mundo inteiro. A próxima edição ocorre em janeiro de 2025.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190,3 bilhões (dados de 2021). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, é a quinta maior indústria têxtil do mundo.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário, ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Colombiatex, Têxtil