Delegação brasileira prospecta USD 2 milhões durante a Coterie
Aconteceu entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Nova York, mais uma edição da Coterie. Um grupo com 16 marcas brasileiras apresentou suas coleções para os compradores presentes na feira de vestuário norte-americana e realizou um total de mais de USD 700 mil em vendas no evento. As projeções para os próximos 12 meses bateram os USD 2 milhões.
As empresas contaram com o apoio dos Programas Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) e Fashion Label Brasil – ambos realizados por meio de uma parceria da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), respectivamente.
A Ampersand, Andreza Chagas, Cholet, Haes, Joulik, Juliana Sanmartin, Maria Pavan, PatBo, RAISSA e Skazi foram com o apoio do Texbrasil, enquanto Chor, Gissa Bicalho, Iorane, Lavish, Ryzi e SERPUI fazem parte do Fashion Label Brasil.
Uma das marcas expositoras, a gaúcha Maria Pavan, comemorou os negócios firmados durante a primeira edição da feira do ano, que aconteceu durante o inverno norte-americano. “Essa foi nossa primeira participação no evento na edição de inverno, e ficou bem acima da nossa meta”, conta Mariana Pavan, diretora comercial da empresa.
Mariana explica que a participação na Coterie é essencial para a estratégia de exportação da Maria Pavan. “Lá é onde atendemos os clientes dos EUA e onde abrimos novas portas, já que a feira é visitada por lojas do mundo inteiro. Hoje praticamente 70% das nossas exportações são para os EUA”, comenta a diretora.
Com 20 novos clientes conquistados no evento, Mariana explica que a coleção apresentada é a mesma do Brasil, com pequenos ajustes. “As peças são as mesmas, mudam apenas alguns detalhes. Entendemos que algumas coisas, como decotes e alguns comprimentos, têm que ser adaptados para atender o público americano”, conclui.
“Os números desta edição da Coterie mostram que as marcas brasileiras estão no radar dos compradores americanos. Hoje, o Brasil representa menos de 1% das importações de vestuário no país, o que significa que temos muito espaço para crescer”, acredita Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre o Fashion Label Brasil
O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, com a proposta de posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.