Delegação brasileira terá 42 empresas na Colombiatex 2024
Entre os dias 23 e 25 de janeiro, ocorre a 36ª edição da Colombiatex, principal feira da América Latina voltada para o segmento têxtil. Nesta edição, teremos 42 empresas brasileiras no evento, graças a projetos de exportação realizados pela Abit e pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), em parceria com a ApexBrasil.
A iniciativa conjunta contempla o Programa Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), junto do projeto Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria da ABIMAQ com a Agência.
Entre as 42 empresas participantes, 35 delas vão ao evento com o Texbrasil. São elas: Altero (Assintecal), Brand Têxtil, Canatiba Denin Industry, Capricórnio, Cardenas, Cataguases, Cedro Têxtil, Chargeurs PCC, Cofratec, Coltex Têxtil, Covolan, Dalila Têxtil, Diklatex/Latina Têxtil, FB do Brasil, Grife Têxtil, Hyosung, Incofios, Kalimo, Kirimurê, Linhas Trichê, Lunelli Têxtil, Lycra, Malhas Menegotti, Moltec, Nilit, Paranatex Têxtil, Rovitex, Sancris Hilos y Cierres, SantaConstância, Santanense, Santista Jeanswear, Spa Têxtil, Tecnoblu, Texneo e Vicunha Têxtil.
“Estamos animados para mais uma edição da Colombiatex, e satisfeitos com a quantidade de empresas que vamos apoiar por meio do Texbrasil em 2024, superando o número que levamos na última edição, que já foi muito forte”, declarou Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos da Abit.
Já o projeto Brazil Machinery Solutions apoia um grupo de 7 marcas: Albrecht, Audaces, Castilho, Comelato Roncato, Porta Cabos, Sociotec e Total Ecomáquinas.
“As expectativas do Brazil Machinery Solutions e das empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para a cadeia da indústria têxtil estão elevadas para a Colombiatex 2024. Acreditamos ser crucial a presença estratégica dessas empresas na feira, não apenas fortalecendo parcerias e impulsionando inovações, mas também contribuindo para o avanço tecnológico e o crescimento sustentável da indústria têxtil na América Latina e globalmente.” Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais da ABIMAQ.
A Colombiatex ocorre anualmente desde 1988. Tratada como o principal centro de negócios da América Latina voltada para o segmento têxtil, de máquinas e produtos químicos, conta com a presença de visitantes, atacadistas, distribuidores, varejistas, representantes de insumos têxteis e de confecção, além da imprensa do mundo inteiro.
Os resultados alcançados pela delegação de empresas brasileiras na edição de 2023 do evento foram bastante positivos. As empresas fecharam USD 10.066.000 em novos negócios, valor acima da estimativa de USD 8.000.000 que tinham antes do evento. Foi o maior valor arrecadado por marcas brasileiras na feira nos últimos cinco anos. Para o setor de máquinas e equipamentos, a edição 2023 também gerou resultados positivos. No total, foram USD 5,7 milhões em negócios realizados durante a Colombiatex e esperados para os próximos 12 meses, como resultado da ação
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190,3 bilhões (dados de 2021). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, é a quinta maior indústria têxtil do mundo.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário, ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
abit, apexbrasil, Colombiatex, colombiatex 2024, texbrasil