Dellas Lingerie desenvolve modelos de máscaras durante pandemia
A Dellas Lingerie, assim como muitas empresas nos últimos meses, se viu em uma situação inédita ao ter que parar sua produção por conta da COVID-19. Integrante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a fabricante de peças íntimas, fitness e moda praia, aproveitou o momento de “máquinas paradas e tecidos de sobra” para produzir máscaras voltadas ao combate ao novo coronavírus.
Fabrício Tardin, diretor da empresa, conta que desde o começo da pandemia tem trocado informações com outras pessoas do mercado e especialistas para desenvolver um produto que pudesse auxiliar na prevenção do contágio. A marca criou máscaras que já estão disponíveis para comercialização em dois modelos, com tamanhos e gramaturas diferentes.
Sustentabilidade em mente
De acordo com o executivo, o processo ajudou a Dellas a colocar em prática muitos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos. Além de participar do Fashion Revolution, movimento que luta por uma moda mais humana, a empresa desenvolve diversos projetos sustentáveis, seja na fabricação ou na parte social.
A última coleção de moda praia da marca tem trabalhado esse conceito em todos os aspectos. Fabrício conta que os resíduos têxteis das peças foram usados para fazer acessórios, e um novo projeto, que capacita pessoas de comunidades próximas à sede da marca, está em andamento. Infelizmente, a novidade foi suspensa temporariamente por conta da pandemia, mas deve ser retomada no futuro.
As práticas sustentáveis também foram desenvolvidas de olho no mercado internacional, como explica Fabrício: “Sabemos que em mercados mais maduros a demanda por uma moda mais consciente é uma realidade. O cliente europeu valoriza saber como o produto foi feito, qual matéria prima, e isso nos incentiva”, explica.
Foi olhando para todos os esses aspectos que a empresa apostou, nos últimos anos, em levar sua marca para fora do país. Mas Fabrício explica que o processo começou com muito aprendizado. “Comecei a entender o setor têxtil, foi assim que conheci a Abit e o Texbrasil”, conta o diretor. Nos últimos anos, ele participou de missões ao redor do mundo para conhecer modelos de sucesso no exterior, além de desenvolver novas metodologias de trabalho na fábrica, para se adequar à demanda internacional.
“Fiz capacitações com a Apex-Brasil que abriram muito a mente e a partir daí começamos a organizar o processo produtivo. Antes só fazíamos lingerie, mas esse conhecimento possibilitou fazer moda íntima masculina, depois esportiva, moda praia e noite. Tudo isso partiu do desejo de internacionalizar”, explica.
Foram justamente nas missões que Fabrício teve contato com seus primeiros compradores internacionais, para os quais faz as mesmas peças do mercado nacional. “Uma coisa que ficou clara foi que queríamos levar a essência do Brasil. A nossa intenção é sempre levar moda brasileira para o mundo”, comenta.
Com toda dedicação e conhecimento adquiridos nos últimos anos, não é à toa que a Dellas tem planos audaciosos para o mercado externo no futuro. O próximo passo, Fabrício explica, é entender quais os países com maior potencial de compra para a marca, e marcar presença nesses lugares.
“Em cinco anos queremos estar bem estabelecidos na América do Sul, especialmente em mercados como o colombiano e chileno, e já de olho ou atuando de alguma forma na Europa”, conta Fabrício.
Antes disso, porém, Fabrício se dedica ao presente: “Nos dias atuais estamos fazendo máscara”, reforça. A empresa tem dividido a modelagem que desenvolveu com outras empresas, para que mais máscaras sejam produzidas. Além disso, a Dellas desenvolveu uma ação onde, a cada duas máscaras compradas, uma terceira é doada pela empresa. “Esse é um momento de colaboração”, conclui o diretor.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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