Denim Brasileiro – Uma indústria em expansão
O Brasil está entre os cinco maiores produtores e consumidores de denim do mundo. A indústria nacional de tecidos de denim cresceu exponencialmente nos últimos anos. Em 2021 a alta das produções foi de 212% para os tecidos índigo (13.114 toneladas) e de 96% para os tecidos de brim (10.770 toneladas) quando comparada com 2020. Entre 2017 e 2021, houve crescimento de 94% no volume das exportações de índigo e de 58% nos tecidos de brim.
O segmento de denim é um dos destaques do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) pela qualidade, criatividade e inovação das empresas produtoras.
O Brasil também possui um grande setor de confecção de jeanswear, com 4,8 mil unidades produtivas instaladas. Só em 2021, foram gerados R$ 14,2 bilhões em faturamento. A quantidade de peças produzidas cresceu 6,3% em relação ao ano anterior, totalizando 304 milhões de unidades, sendo que 799 mil destas peças foram destinadas à exportação.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Fonte: IEMI
abit, apexbrasil, texbrasil