Desafios da Agenda Comercial Argentina

12/05/2023

O Workshop Desafios da Agenda Comercial – Argentina, realizado no dia 26 de abril, foi organizado pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), resultado da parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), com o objetivo de apresentar as perspectivas para este ano de eleições presidenciais argentinas e contextualizar as principais questões econômicas pelas quais o país está passando.

O evento foi apresentado pela equipe da Abeceb, consultoria de economia e negócios que opera há 25 anos na Argentina e na América Latina. Dante Sica, ex-ministro da Produção e do Trabalho da Argentina e sócio fundador da Abeceb, apresentou o cenário macroeconômico e político do país e destacou a perspectiva de piora nas tendências econômicas com as projeções de crescimento da inflação e redução das reservas cambiais, agravadas por uma seca histórica pela qual os argentinos passam neste ano.

Outro ponto citado foi a incerteza quanto às eleições presidenciais, já que o atual presidente argentino, Alberto Fernández, afirmou que não concorrerá a um segundo mandato. “No momento, observamos um vácuo de poder no país, com muitos possíveis candidatos ao cargo presidencial, mas poucos se sobressaindo aos demais”, concluiu Sica.

Durante o evento, a diretora de operações da Abeceb, Soledad Duhalde, falou sobre o SIRA (Sistema de Importações da República Argentina). Ela explicou que esse sistema foi implementado no segundo semestre do ano passado e vem dificultando o acesso de produtos importados ao mercado argentino. Muitos detalhes foram dados sobre os casos de SIRA, como prazo de pagamentos e  ao longo do webinar.

A Argentina é o principal destino das exportações do setor têxtil e de confecção brasileiro, o que corresponde a 23% das exportações totais.

No evento, participaram várias empresas exportadoras que integram o Texbrasil, além da presença da  ApexBrasil, com a abertura de Mariele Christ.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

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