Descubra o que estilistas brasileiros apresentam na Who’s Next

12/01/2015

A Who’s Next, tradicional feira de moda casual que acontece duas vezes por ano em Paris, terá início no dia 23 de janeiro e receberá doze marcas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil), que apresentarão suas coleções de outono/inverno 2015. Karin Feller, Trendt, Cynthia Hayashi, Der Metropol, Gralias, Reptilia, Gabrielab e Beira são os estilistas participantes da incubadora de talentos BtoBe (Brazilians to Be) que levarão produtos para expor no evento, que também conta com a participação das marcas Têca por Helô Rocha, Lucas Magalhães e Pat Bo.

O BtoBe, projeto mantido pelo Texbrasil e pela Casa de Criadores, com patrocínio da Lectra, promove internacionalização de marcas mais jovens e seleciona novos integrantes a partir de um concurso realizado anualmente. As vencedoras da edição de 2014, Gabriela Braga, da Gabrielab, e Lívia Campos, da Beira, terão sua primeira experiência em eventos internacionais na feira. Gabriela apresenta suas coloridas peças confeccionadas em malha, inspiradas no sermão dado pelo Padre Antônio Vieira em 1654, que louvou os peixes por sua ingenuidade e intuição. Já Lívia levará sua coleção ricamente construída, composta por cores neutras e que vestem tanto corpos masculinos como femininos.

Cynthia Hayashi se inspirou na questão modernidade versus natureza para compor sua coleção de inverno, que tem características como estampas florais e geométricas, elementos naturais misturados com imagens contemporâneas e mix de tecidos, além do uso de técnicas manuais. Já Mario Francisco, da Der Metropol, apresenta peças com o conforto de texturas suaves, construções bem elaboradas, estampas digitais e detalhes recortados a laser. A marca Reptilia, por sua vez, se inspirou no Deserto do Jalapão, localizado em Tocantins, para confeccionar e tingir manualmente a seda. Heloisa Strobel, estilista, ressalta o aspecto exclusivo da marca, que preza por tiragens limitadas e processos sustentáveis.

Grazi Cavalcanti e Julia Guglielmetti, da Gralias, utilizam suas experiências em figurino para contar uma história por meio de suas criações. A coleção de inverno apresenta uma personagem acumuladora, que carrega consigo todos os seus pertences em composições que misturam cores em diferentes tipos de tecidos, que vão do chiffon à lã. Karin Feller leva sua coleção inspirada na dualidade cidade/campo, enquanto Renan Serrano, da Trendt, apresenta suas famosas peças confeccionadas em malha e estampadas em devorê.

Por último, mas não menos importante, estão as marcas veteranas e que já desfilam em grandes semanas de moda. Helô Rocha utiliza um mix de texturas compostas de tapeçaria, guarnições em metal, bordados e colagens de estampas para compor a edição de inverno da Têca. Predominam cores como marrom, ouro, vinho, off-white e preto.

Patricia Bonaldi vê na Pat Bo um reflexo de uma mulher mais moderna e divertida, em contrapartida à clássica e tradicional, que veste sua marca homônima. Inspirou-se nas influências estéticas da civilização celta, traduzindo o simbolismo da cultura em ricas peças bordadas. Lucas Magalhães, o último estilista a ingressar na holding Nohda de Patricia Bonaldi, traz uma coleção baseada na força e na beleza da cultura do Nordeste brasileiro, em peças que exaltam a vida de grandes personagens da região através do uso de xilogravuras e cores fortes.

Beira, Cynthia Hayashi, Der Metropol, Gabrielab, Gralias, Karin Feller, Lucas Magalhaes, Pat Bo, Reptilia, Têca por Helô Rocha, Trendt, Who's Next