Design Export: projeto que auxilia a inovação chega ao Nordeste

31/03/2014

O Design Export, programa de estímulo à incorporação do design para empresas da indústria têxtil e de confecção desenvolvido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pelo CDB (Centro Brasil Design), passará a ser oferecido também para empresas da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas. O objetivo é diagnosticar problemas e gargalos e apoiar marcas brasileiras no desenvolvimento de soluções voltadas à exportação. Na região, o programa terá apoio do Centro Pernambucano de Design. A ampliação do alcance faz parte da meta de estender as atividades para todo o país, hoje a iniciativa inclui Sul e Sudeste.

O programa envolve capacitações e outros benefícios como: recursos para a contratação de consultorias em design, atendimento e ferramentas online, ampla divulgação na mídia e visibilidade. Nenhuma das ações envolve custo para os participantes. A metodologia usada é simples, didática e objetiva e visa a orientar a utilização do design como ferramenta de melhoria de produtos, processos, serviços e materiais de comunicação e marketing. Estudos realizados pela CNI indicam que 75% das corporações que investiram neste tipo de atividade registraram aumento em suas vendas, sendo que 41% delas conseguiram também reduzir custos.

Dez empresas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Agência) já utilizaram o projeto. A Sapeka, fabricante de lingeries que exporta para 16 países, foi uma delas e começa a implementar melhorias. “O projeto tem sido muito importante, pois, nos dá a oportunidade de usar novos conceitos para apresentar a empresa e os produtos de forma nunca antes utilizada em nosso mercado. Estamos muito confiantes e teremos novidades para os clientes nos próximos meses”, afirma Felipe Bortolotti, responsável pela área de exportação da empresa. A lista de participantes ainda inclui Gig, Desiree Nercessian, Acquaclub, Bia Baby, Bia Brazil, Cynthia Hayashi, Jardin, 3AM e Kanzo.

As empresas do Texbrasil podem se inscrever nessa nova fase. Para mais informações, ligue para (61) 3426 – 0202 ou acesse o site da Apex-Brasil.

abit, Apex-Brasil, Design Export, texbrasil